Você está perdendo o controle durante conflitos de relacionamento?

Perdendo o controle durante seus conflitos de relacionamento? A terapia de casal pode ajudá-lo.

Como terapeutas DBT de São Francisco com experiência em terapia de casais, trabalhamos com muitos casais que lutam para perder o controle durante o conflito .

Se você perde o controle quando você e seu parceiro experimentam um conflito ou discordam, não é porque você é uma pessoa má ou não ama seu parceiro. É porque suas emoções se tornaram desreguladas.

Quando você está emocionalmente desregulado, fortes emoções negativas o dominam.

Você perde de vista o quadro geral e diz ou faz coisas que vão contra o que você deseja a longo prazo (um relacionamento amoroso e estável).

Sua atenção se restringe a apenas se concentrar em reduzir os sentimentos ruins.
Quando seu único foco é reduzir os sentimentos negativos, é mais provável que você perca o controle sobre o que faz e diz – independentemente das consequências.

Perder o controle não é usado aqui em um sentido depreciativo, mas no sentido factual.
Quando o estresse aumenta, todos têm dificuldade em controlar o que fazem e dizem.

O Continuum de Perda de Controle

A perda de controle ocorre em um continuum, significando coisas diferentes para pessoas diferentes.

  • Para alguns, perder o controle significa dizer coisas más ao parceiro.
  • Para outros, significa recorrer a um comportamento viciante ou compulsivo para lidar com a situação.
  • E, para algumas pessoas, perder o controle significa ferir o parceiro ou a si mesmas.

Perder o controle pode se manifestar de maneiras diferentes

Exemplo:
Amanda e David têm um acordo de que ele enviará uma mensagem de texto quando chegar tarde em casa.

Um dia, David se envolve em um projeto no trabalho e se esquece de mandar uma mensagem de texto para ela.

Amanda fica cada vez mais chateada com o passar do tempo e ela não tem notícias de David. Ela começa a imaginar que algo ruim aconteceu com ele, o que a deixa ainda mais chateada (aumentando sua desregulação emocional).

À medida que suas emoções ficam cada vez mais intensas, ela começa a duvidar que David se importe com ela – ou começa a se preocupar se ele está tendo um caso.

Criticando:

Ela diz que ele é egoísta e muito imaturo para estar em um relacionamento.

Comportamento entorpecedor e viciante:

Ela se serve de uma taça de vinho para tentar relaxar enquanto espera por David – e acaba quase terminando a garrafa.

Atacando-se fisicamente:

Amanda está tão chateada com David (e se sente tão envergonhada por ter ficado chateada) que ela se bate com o punho.

Atacar fisicamente seu parceiro:

Amanda está tão chateada com David que, quando ele chega em casa e eles começam a discutir, ela o empurra no calor do momento.

Mais sobre o Continuum de Perda de Controle:

Desligando e engolindo seus verdadeiros sentimentos

Perder o controle também pode ser parecido com desligar-se, pedir desculpas ou concordar com algo que você não quer apenas para manter a paz.

Mesmo que não seja tão óbvio, isso também é uma forma de perder o controle.
Porque você está focado apenas em reduzir os sentimentos negativos – e pode comprometer seu respeito próprio e objetivos de relacionamento de longo prazo no processo.

Para voltar ao exemplo acima:

Desligando:

Amanda está tão chateada porque David está atrasado e não mandou mensagem para ela, que quando ele finalmente chega em casa, ela fica quieta e não diz nada sobre o que a está incomodando.

Pedindo desculpas quando isso compromete seu respeito próprio:

Quando David chega em casa, Amanda o confronta sobre o fato de ele não ter mandado mensagem para ela.
David fica na defensiva e diz a Amanda que ela é muito exigente.
Amanda pede desculpas por ser carente e concorda com ele que ela precisa se esforçar para ser menos exigente.

Uma nota sobre emoções fortes

Estar emocionalmente desregulado não é a mesma coisa que sentir uma emoção forte ou apenas ficar chateado.

Você pode ficar frustrado, magoado ou triste e ainda estar no controle. A emoção forte não é boa, mas não o impede de descobrir a coisa mais sábia a fazer na situação.