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O Caminho Para Superar O Estresse

O caminho para superar o estresse

O estresse pode ser notado em situações do dia a dia, como no trabalho, na realização de uma prova ou ao disciplinar e educar os filhos. Todo mundo, em algum momento da vida, já sentiu estresse. Afinal, ficar estressado em determinadas situações é normal e compreensivo.

A sensação de estresse está em diversos locais e um pouco de estresse é bom. No entanto, quando o estresse se torna crônico,  a pessoa deve ficar atenta e buscar ajuda.

A primeira forma de lidar com o estresse é conhecer seus tipos e sintomas, porém reconhecer os sintomas pode ser uma tarefa difícil.

Vale salientar que a maria das pessoas está tão acostumado em estar estressada, que não sabem diferenciar o que é sadio e o que é prejudicial.

A partir do momento em que os sintomas começam a afetar sua rotina, suas atividades, seu psicológico e suas emoções, é o momento em que o estresse já não é um sentimento saudável.

Ademais, o estresse pode desencadear uma série de outras psicopatologias e interferir na saúde física e mental de um indivíduo.

Desse modo, doenças psicológicas, como depressão e ansiedade, podem ter uma relação direta com o estresse.

Nesse artigo será abordado temas sobre o estresse, como:

  • o que é?
  • sintomas;
  • diferença entre o estresse físico e emocional;
  • causas;
  • fatores de risco;
  • tratamento.

Tratamento para estresse em Porto Alegre

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O Que É O Estresse?

O estresse pode ser classificado como uma reação do corpo em situações negativas e prejudiciais. Por exemplo, quando a pessoa se sente ameaçada, há uma reação química que o corpo emite. Essa reação é conhecida como “luta ou fuga”, que seria uma resposta ao estresse.

Ainda, diversos sintomas físicos são percebidos durante o estresse, tais como:

  • aumento da frequência cardíaca;
  • respiração acelerada;
  • contração de músculos;
  • aumento da pressão arterial.

O estresse pode ter diferentes significados para cada pessoa. Dessa maneira, o que causa estresse em uma pessoa, pode não causar na outra.

Além do mais, nem todo tipo de estresse é considerado ruim, como o estresse que te faz ter reações rápidas e ficar mais atento.

Todavia, quando o estresse começa a ficar excessivo, é comum que esse sentimento prejudique a qualidade de vida de uma pessoa.

O estresse crônico traz diversas consequências para a vida de uma pessoa e deve ser tratado.

Como Superar O Estresse?

1- Faça Exercícios

Pessoas que praticam atividades físicas tendem a serem mais calmas e relaxadas. Afinal, o exercício regular pode elevar seu humor e ser uma distração para os problemas do dia a dia. O que permite que a pessoa tire o foco dos pensamentos negativos e consiga liberar o estresse.

Dessa forma, exercícios rítmicos, como dançar, correr, nadar ou jogar bola, são bastante eficazes no controle do estresse, porque a pessoa mantém sua concentração nas sensações físicas do exercícios.

2- Tenha Vínculos Sociais

Crie uma rede de apoio e de relacionamentos. Conecte-se com outros indivíduos. O ato de sair e conversar pessoalmente com outra pessoa podem liberar hormônios que diminui o nível do estresse, principalmente, quando você está agitado ou inseguro. Logo,m tire um tempo do seu dia para se cercar de pessoas que melhoram seu humor e não deixem que suas tarefas pessoas o impeçam de ter uma vida social. 

3- Aprenda A Relaxar

Encontre técnicas de relaxamento que funcionem com sua mente e corpo, como:

  • ioga;
  • meditação;
  • acupuntura;
  • respiração profunda;
  • musicoterapia.

Quando essas técnicas são práticas regularmente, elas tendem a reduzir os níveis do estresse e, também, aumentar os sentimento positivos, como a alegria e a calma. Ainda, eles servem como aumento da capacidade de permanecer calmo sobre alguma situação de pressão, tensão ou estresse.

4- Tenha Uma Alimentação Saudável

A forma como uma pessoa se alimenta pode melhorar ou piorar seu humor. Além disso, pode afetar sua capacidade de lidar com situações estressantes. 

Portanto, uma dieta cheia de fast foods, alimentos processos e carboidratos podem piorar os sintomas do estresse.

Enquanto uma dieta rica em frutas, legumes, proteínas e vegetais garante, além de uma qualidade de vida melhor, uma personalidade mais alegre e ativa.

5- Tire Um Tempo Para Descansar

Quando uma pessoa estar muito cansada, os níveis do estresse tendem a aumentar. Em virtude disso, é recomendado tirar algumas horas do seu dia para descansar o corpo ea mente. Entretanto, pessoas com estresse crônico podem ter problemas de sono. 

Por fim, caso você esteja passando por dificuldades para dormir ou descansar, há diversas formas de mudar esse quadro, como evitar o uso de eletrônicos antes de dormir e evitar comidas pesadas antes de se deitar.

Antes de mais nada, é preciso conhecer os sintomas. Em seguida, está na hora de buscar ajuda psicológica. O profissional da Psicologia irá avaliar seu caso e ensinar técnicas para não deixar que esse sentimento tome conta da sua vida. 

Por fim, em casos mais graves, pode ser que o terapeuta indique o acompanhamento de um psíquico. Os medicamentos podem ajudar no controle dos sintomas. Ainda, os medicamentos podem ajudar no controle das psicolotptolias associasdas com o estresse.

Sintomas Do Estresse

Como dito anteriormente, o estresse pode afetar diferentes fatores da vida de uma pessoa, como:

  • emocional;
  • comportamental;
  • físico;
  • psicológico.

Dessa maneira, nenhuma parte do corpo está imune às consequências desse sentimento. Entretanto, cada pessoa tende a lidar com esse sentimento de uma forma.

Portanto, os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Ainda, os sintomas podem ser vagos ou serem condicionados por outros fatores.

É importante buscar ajuda psicológica e médica para o tratamento adequado e com melhores resultados.

Desse modo, os sintomas se dividem em duas categorias:

Emocional

  • Depressão e ansiedade.
  • Agitação, frustração e mal-humor.
  • Perda do controle ou se sentir oprimido.
  • Dificuldade de acalmar a mente.
  • Isolamento social.
  • Baixa autoestima e falta de confiança.

Físicos

  • Falta de energia.
  • Diarreia, náuseas e constipação.
  • Dores musculares e músculos tensionados.
  • Taquicardia e dores no peito.
  • Insônia e outros problemas do sono.
  • Perda da libido e desejo sexual.
  • Boca seca e dificuldade para ingerir alimentos.
  • Ranger os dentes e roer as unhas.
  • Nervosismo, tremores, sudorese.
  • Zumbido no ouvido.
  • Baixa da imunidade.

Cognitivos

  • Incapacidade de concentração.
  • Problemas de memória.
  • Preocupação excessiva.
  • Pensamentos acelerados.
  • Pensamentos negativos.

Causas Do Estresse

Os estressores são as situações e pressões que causam o estresse. Em geral, as pessoas associam os estressores como negativos, como problemas no relacionamento ou trabalho exaustivo. 

Todavia, tudo que exige muito do seu físico e psicológico pode ser definido como uma situação estressante. O que resulta em eventos positivos, como nascimento de um filho, casamento, compra de um imóvel, promoções no trabalho e ir à faculdade.

Vale ressaltar que nem todo sentimento de estresse é causado por um fator externo. O sentimento pode estar ligado com o autojulgamento ou a ansiedade.

Assim sendo, quando uma pessoa se preocupa excessivamente com alguma situação futura ou tem pensamentos pessimistas ou pensamentos irracionais, a pessoa pode se autogerar o estresse.

Por fim, o estresse irá depender principalmente da forma em que a pessoa percebe ele. Logo, algo que pode incomodar muito uma pessoa, pode não gerar nenhum sentimento negativo em outra pessoa. 

Ainda, há ambientes e situações que provocam um estresse maior, como viver sobre pressão ou ter o hábito de procrastinar. 

As principais causas externas são:

  • ambiente de trabalho ou ambiente escolar;
  • problemas no relacionamento conjugal;
  • dificuldades financeiras;
  • responsabilidade por muitas tarefas e demandas;
  • filhos e família;
  • mudanças na vida, como casamento.

Ademais, as causas internas podem incluir:

  • ser pessimista;
  • ter baixa autoestima;
  • ter vergonha;
  • ser rígido e inflexível;
  • ser perfeccionista;
  • ter baixa auto finança;
  • achar que é tudo ou nada;
  • ter a incapacidade de saber perder;
  • ser muito imediatista.

Consequências Do Estresse Crônico

A partir do momento em que o estresse se torna uma condição crônica e contínua, os efeitos e sintomas podem trazer consequências para a saúde. 

Normalmente, esses problemas são:

  • Problemas psicológicos, como depressão, transtornos de personalidade e ansiedade.
  • Doenças cardiovasculares, como pressão alta.
  • Obesidade e transtornos alimentares.
  • Problemas na menstruação.
  • Problemas sexuais.
  • Alterações hormonais.
  • Problemas de pele e cabelo, como acne, psoríase e dermatites.
  • Doenças gastrointestinais, como gastrite e colite ulcerosa.

Psicopatologias Relacionadas Com O Estresse

O estresse crônico pode trazer consequências significados e, também, o aparecimento de psicopatologias, como:

Problemas Sexuais

Há pessoas que o estresse crônico afeta, de forma negativa, o desejo sexual e a libido. De acordo com estudos, o nível de estresse está ligado com a excitação sexual. Dessa forma, pessoas com níveis maiores, tinham maiores dificuldades na excitação. Porém, esse problema pode, também, afetar os homens. Para saber mais sobre a terapia sexual acesse o nosso post: Terapia Sexual.

Depressão

Depressão é uma doença psiquiátrica crônica. O quadro é caracterizado por uma alteração de humor, uma tristeza profunda e uma falta de esperança.

O quadro depressivo afeta cada faixa etária de maneira diferente e, por isso, deve ser tratada com o foco específico para cada idade. A depressão está diretamente relacionada com o estresse.

Afinal, pessoas com estresse crônico podem começar a desenvolverem sintomas de ansiedade.

Transtorno De Ansiedade Generalizada

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um estado de ansiedade, que independe do contexto. Segundo o Manual de Classificação de Doenças Mentais (DSM-5), o TAG é um transtorno de difícil controle, caracterizado pela preocupação excessiva, perdurando por no mínimo seis meses.

Atualmente, cerca de 3% dos adultos são diagnosticados com o transtorno, sendo grande parte deles mulheres. No entanto, o TAG pode afetar pessoas de qualquer idade. Além disso, normalmente, o Transtorno de Ansiedade Generalizada é oscilatório e pode durar vários anos.

O estresse pode ser um fator crucial para o desenvolvimento de um quadro de ansiedade. 

Distimia

A distimia é conhecida, também, como depressão crônica leve. Os sintomas do quadro tendem a ser mais longos e podem durar anos. Por ser tratar de um transtorno crônico, a distimia afeta, de forma significativa, a vida do indivíduos e as suas relações pessoais. 

A pessoa pode perder o interesse pelas atividades cotidianas, sentir-se vazio e desespero, ter baixa autoestima e, em casos mais graves, ter idealizações suicidas. Ademais, apesar da distimia não ser considerado um quadro tão grave quanto a depressão maior, o quadro pode variar entre leve, moderado ou grave.

O estresse é, também, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da distimia.

Transtornos Alimentares

No mundo inteiro, a cada ano, milhões de pessoas apresentam comportamentos disfuncionais caracterizados como transtornos alimentares.

Nos dias de hoje as preocupações excessivas com o peso e a aparência corporal, influenciando o comportamento alimentar, são um fenômeno generalizado e preocupante. Portanto, o estresse pode ser um fator para o desenvolvimento de um transtorno alimentar.