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Fim Das Férias Com Tranquilidade E Prazer

Fim das férias com tranquilidade e prazer

Estima-se que a chamada síndrome do pós-férias afete negativamente cerca de 35% dos profissionais. Se, antes das férias, existe ansiedade e expectativa em relação ao tempo de descanso, após este período, podemos ser invadidos por sintomas de depressão, irritabilidade e/ou ansiedade que dificultam a nossa adaptação.

O regresso à rotina pode assim ser vivido com algum mal-estar, traduzido em sintomas de cansaço, dores musculares, fadiga exagerada, insônia, intolerância às dificuldades do dia-a-dia, preocupação excessiva e culpa. Sentimos uma queda na nossa produtividade e um desânimo crescente. É a síndrome do pós-férias.

Certo desconforto e lentidão nesse período inicial de retomada são normais e acometem quase todos os que voltam, mas é preciso ter atenção à duração e às manifestações de ansiedade causadas pelo retorno. Muitas vezes, esse desconforto é causado por problemas que se acumulam no campo profissional, mas que estavam ocultos há muito tempo. Nesses casos, a saída pode ser repensar os caminhos e redirecionar os esforços, se for o caso, com ajuda psicológica.

DICAS PARA UM RETORNO TRANQUILO

RECOMECE DEVAGAR

Alguns dias antes de retomar as atividades, procure acordar e dormir um pouco mais cedo para que o organismo vá se adaptando. Se possível, volte de sua viagem dois ou três dias antes. Estes dias podem ser exatamente aquilo que precisa para retomar seus horários de sono, de atividade e de alimentação, diminuindo o cansaço que está muitas vezes associado ao pós-férias. Ter estas questões mais práticas organizadas é meio caminho para que o resto das coisas também pareçam mais alinhadas.

A LENTIDÃO É NORMAL

Aceite que os primeiros dias podem ser mais difíceis. Pode sentir-se mais em baixo, a produtividade pode estar mais reduzida e pode levar uns dias até voltar a entrar na rotina completamente. É perfeitamente normal que nos primeiros dias de trabalho a pessoa fique meio perdida. Ter esta possibilidade em mente, vai ajudá-la a lidar melhor com as dificuldades que possam surgir.

ORGANIZE-SE

Saiba em que ponto ficou o seu trabalho. Relembre mentalmente, pergunte a um colega ou leia os e-mails com calma, mas tente preparar-se um pouco para o que o/a espera no trabalho. Organize os seus primeiros dias de acordo com o que há para fazer nos seus dias e no trabalho, faça uma lista, crie prioridades sobre o que tem de fazer neste regresso. Isto vai ajudá-lo/a a organizar melhor a sua agenda de forma a não ficar sobrecarregado/a e também a não se esquecer do mais importante.

SAÚDE SEMPRE

Não abandone os hábitos saudáveis que adquiriu durante as férias, como caminhadas ao ar livre e alimentação mais leve.

PRODUÇÃO NÃO É INIMIGA DO PRAZER

Mantenha contato com os amigos que reencontrou nos momentos de lazer. O vínculo com os amigos é um grande estímulo para manter bom astral. Tire uns momentos para relaxar, seja num passeio, num momento para si, fazendo exercício físico, lendo, indo ao cinema, o que for.  O que importa é tirar tempo para si e para algo que a faça sentir bem.

PENSE A LONGO PRAZO

Coloque no papel seus planos para os próximos meses. Sonhar com as próximas viagens é uma das formas de conseguir estímulo para o resto do ano.

PENSAMENTO POSITIVO PARA OS DESAFIOS QUE VIRÃO!

Mantenha bons pensamentos em relação aos desafios e novos projetos que virão ao longo de 2016. Temos 365 dias para viver responsabilidades, obrigações muitas vezes chatas, é claro, mas também para curtir muitas aventuras, transformações e conquistas! Temos 365 dias para dar 365 pequenos passos rumo a novas vidas ou para concretizar os belos planos que já estamos desenvolvendo.

QUE VENHA 2016!

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