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Devagar E Sempre: Práticas Milenares Garantirão Um 2017 Transformador

Devagar e sempre: práticas milenares garantirão um 2017 transformador

Expansão da empresa, compra do carro novo, perda de peso ou uma relação conjugal mais feliz. Formulou algum destes desejos para o novo ano? Então, agora temos de passar à prática. Embora uma mudança de comportamento seja um processo demorado, começa com passos muito simples que, quando incorporados, agregam o vigor e a disposição necessários para manter a resiliência.

Independentemente de sua resolução, sempre repetimos aqui: crie pequenas metas sobre grandes objetivos — foque nas pequenas e celebre as vitórias diárias que o levarão às grandes conquistas. Assim, a vida se torna um grande ciclo virtuoso. Veja o que deve fazer para melhorar a sua vida ao longo dos próximos meses:

Dê prioridade àquilo que teme

Evitar o que tem de ser feito e nos causa inquietação nos impede de confirmar que, na maioria das vezes, não existia qualquer motivo para esse anseio, gerando maiores níveis de ansiedade em situações semelhantes. Se há algo que esteja criando ansiedade, mais vale tornar essa atividade uma prioridade, sabendo que é preferível uma pequena dose de ansiedade agora do que uma dose paralisante no futuro.

Ouça música enquanto cozinha… e dance!

Obviamente, não precisa ser cozinhar e dançar, mas sim transformar a  rotina em atividades terapêuticas, que não exigem grande esforço ou investimento. O exercício físico cardiovascular mesmo moderado ajuda o corpo a fabricar maiores quantidades de endorfinas, um grupo de neuroquímicos importantes na regulação ansiosa e que também ajuda a lidar com a dor e promove boa-disposição. Dançar ou fazer uma caminhada a um bom ritmo, com uma boa frequência, durante 20 a 30 minutos, são poderosos ansiolíticos.

Para quem não tem tempo, paciência ou dinheiro para academias, vamos aos “pequenos passos”: comece estacionando o carro mais longe do trabalho ou de casa ou saia do metrô ou do ônibus algumas paradas antes do destino. «Faça o jantar enquanto dança ao som da sua música favorita ou dê uma caminhada após o almoço ou o jantar.  A prática de caminhar levemente após as refeições é uma sugestão milenar que une benefícios mentais e físicos.

Inspire e expire

Outra prática milenar é o exercício respiratório. “Aprender a respirar”, focar no ar que entra e que sai, afastando a torrente de pensamentos da mente, diminui a atividade ansiosa. Quanto mais rápida e superficial a respiração,  mais ansiosos nos tornamos. Experimente se concentrar por uns minutos em respirar, enchendo a barriga de ar enquanto conta devagar até quatro. Expire contando até seis ou oito. Parece pouco? Então, por isso mesmo, invista nesta prática diariamente.

Acorde com energia

A hora antes de ir para a cama é sagrada. Assim como os bebês, os adultos precisam de um ritual relaxante para dormir. É preciso avisar o corpo e a mente que a hora do repouso está chegando. Não se cheque seu celular, seus emails nem jogue jogos competitivos antes de ir para o quarto. Até mesmo livros muito emocionantes podem afastar o sono.

Outro fator importante é diminuir a luminosidade ao seu redor. Apenas evitar o brilho de monitores, telas, lâmpadas, já ajuda, pois a luz emitida por esses dispositivos altera o chamado ritmo circadiano (ou ritmo do sono). Recentes estudos já comprovaram que apenas duas horas de uso de um iPad foram suficientes para suprimir a produção normal de melatonina: esse hormônio diz ao nosso corpo quando é hora de desacelerar e ir dormir.

Saber priorizar, ter controle sobre o corpo e a mente e ajudar seu organismo a entrar em processos de relaxamento que promovem vigor e estabilidade. As dicas que demos aqui não são segredo algum para ninguém — e justamente por isso têm sua importância minimizada.  Mas, reflita sobre o quão mais fáceis elas são do que os grandes e complexos objetivos que você criou para 2017. Por que não começar as poucos no próximo ano e investir em outra máxima atemporal: “devagar e sempre”?

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