Como voltar com o marido após uma briga no casamento

Todo casal tem argumentos. É completamente normal e, se feito com hábitos saudáveis , é realmente benéfico para os relacionamentos. No entanto, um dos motivos mais comuns pelos quais os argumentos levam à deterioração de um relacionamento é o fato de os transformarmos em situações do tipo “eles contra mim”, em que há um vencedor e um perdedor. 

É difícil superar essa necessidade de estar certo, o que torna muito mais difícil para um casal se recuperar de um conflito e da tensão emocional que ele causa. Sentimo-nos magoados, envergonhados, ansiosos e com raiva. E tudo voltado para a pessoa a quem devemos recorrer em busca de apoio. Isso nos faz sentir solitários e isolados após uma discussão, e é por isso que é fundamental tomarmos as medidas certas para consertar nossos relacionamentos depois.

Aqui estão três coisas que você pode fazer para ajudar a mostrar seu amor e colocar seu relacionamento de volta nos trilhos após uma discussão.

Esfrie a cabeça

Às vezes, podemos fazer ou dizer coisas durante uma discussão que não queremos. Níveis elevados de estresse e raiva podem minimizar nossas habilidades de tomada de decisão, fazendo-nos ficar mais na defensiva e dizer coisas que podem prejudicar nossos parceiros.

Entendemos que pode ser muito difícil se acalmar o suficiente durante uma discussão para começar a pensar racionalmente novamente. Uma coisa que você pode fazer para ajudar com isso é concordar mutuamente que durante sua próxima discussão, quando alguém disser algo doloroso, vocês farão uma pequena pausa para se acalmar e, em seguida, tentarão resolver o conflito. Essa breve pausa irá diminuir os níveis de raiva e ressentimento.  

Depois de se acalmar, engula seu orgulho e mostre ao seu parceiro que você se importa com ele, mostrando iniciativa. Expresse maneiras pelas quais você pode crescer e coisas que pode e fará de maneira diferente no futuro. O conflito nunca é divertido, mas pode fornecer oportunidades para o crescimento individual e mútuo em seu relacionamento.

Perceba que você não precisa estar certo

É difícil para nós admitir que estamos errados. Sentimo-nos derrotados e possivelmente envergonhados. Isso é extremamente prejudicial e doloroso para qualquer relacionamento, seja o relacionamento com seu cônjuge, filhos, amigos ou até mesmo colegas de trabalho. Aprenda a admitir quando você está errado. Ganhar uma discussão não vale a pena afastar seus entes queridos. 

Os benefícios de aceitar seus erros não são apenas benéficos para os outros, mas também para sua saúde mental. Há muitos benefícios associados a admitir que você está errado que o ajudarão a se tornar mais forte, limpar sua consciência, torná-lo humilde, assim como muitos outros benefícios que irão melhorar seu dia-a-dia.

Considere o ponto de vista dele também

A diferença de opiniões é a causa subjacente da maioria das brigas. Suas opiniões divergentes sobre um assunto podem levar a mal-entendidos, conflitos e falta de comunicação . É natural que você e seu parceiro não concordem em tudo.

A maneira madura de lidar com essas diferenças é apreciar a perspectiva da outra pessoa em vez de descartá-la. Isso o ajudará a cultivar seu relacionamento como um santuário que permite que vocês dois prosperem como indivíduos e como casal.

Reconheça o que aconteceu

Pode ser difícil enfrentar o fato de que você agiu um pouco fora da linha ou irracionalmente. É por isso que muitos casais “mudam” de uma discussão e fingem que não aconteceu. Porém, para aprender e crescer a partir de uma discussão, pare um momento para pensar, ou melhor ainda, converse sobre o que aconteceu. Por que a discussão começou? Aconteceu alguma coisa? Havia algo mais por baixo que o fez atacar?

Chegue a uma conclusão e escreva um plano sobre como você vai evitar isso no futuro. Se seu parceiro fez algo de que você não gostou, fale sobre por que você não gosta. Se você fez algo de que seu parceiro não gostou, pergunte por que ele não gostou. Descubra como se comprometer para evitar problemas no futuro.

Se o estresse está causando tensão desnecessária entre você e seu parceiro, pense em como você pode liberar um pouco de energia. Vá para a academia, jogue videogame, faça uma sobremesa. Há muitas maneiras de relaxar e reduzir os níveis de estresse pessoal, para que não chegue ao ponto de você liberar nos outros ou em si mesmo.

Prove que você estava ouvindo

O conflito geralmente surge quando uma pessoa ultrapassa as expectativas percebidas estabelecidas pela outra, e geralmente temos expectativas muito maiores de nossos parceiros do que de outras pessoas. Seja algo pequeno, como esquecer de pegar leite no caminho para casa, ou algo maior, é importante ter uma comunicação saudável entre as duas partes sobre quais são essas expectativas e como ambas as pessoas podem melhorar no futuro.  

A melhor maneira de mostrar ao seu parceiro que você se importa com esse tipo de conflito é provando que você ouviu. Tentar crescer e ser melhor ativamente por meio de suas ações ajuda a expressar a seu parceiro que você estava ouvindo as necessidades dele e estava disposto a acomodá-lo.   

Passe algum tempo juntos

Depois de uma briga, as emoções ficarão cruas e vocês podem se sentir desconectados um do outro. Se isso ocorrer, é importante agendar algum tempo para o casal se reconectar assim que a tensão diminuir. Planeje um encontro noturno ou uma saída romântica e passe alguns momentos voltando para onde você estava antes do conflito.

Todo casal discute, mas aqueles que assumem o conflito, crescem a partir dele e se concentram em fortalecer seus laços, independentemente dos obstáculos, são os que acabam tendo relacionamentos mais fortes.

Analise a terapia de casais

Muitos casais cometem o erro de presumir que você precisa estar à beira do divórcio para ir à terapia de casal. A realidade é que mesmo os casamentos mais saudáveis ​​podem se beneficiar de algumas sessões de terapia de casal. Evitar o surgimento de problemas é muitas vezes mais fácil do que reparar os danos. É como o velho ditado: “A melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos. O segundo melhor momento é agora.” 

Evite ignorar seu parceiro

É natural precisar de algum tempo para se acalmar depois de uma luta. Ajuda você a reunir seus pensamentos e a compreender a situação em questão. No entanto, você resolveu a briga, evite ignorar seu parceiro ou recorrer ao tratamento do silêncio , mesmo que esteja sentindo algum resíduo de raiva.

Isso só afastará seu parceiro e complicará ainda mais a dinâmica de seu relacionamento. Se você não consegue ser o que é de costume com seu parceiro, diga a ele que precisa de mais tempo para voltar ao normal.

Sentir-se chateado e emocionalmente vulnerável após uma grande briga é compreensível. Mesmo enquanto você trabalha para processar essas emoções negativas, esteja ciente do fato de que prolongar uma luta pode fazer mais mal do que bem.

Faça um esforço sério para controlar suas emoções e tente quebrar o gelo entregando-se a uma atividade que você e seu parceiro gostam de fazer juntos. Isso lhe dará a oportunidade de criar um vínculo e contrariar a distância e a negatividade no relacionamento.

Não se precipite

A recuperação e a cura em um relacionamento após uma briga levam tempo. Você pode ter resolvido a disputa, mas isso não significa necessariamente que se recuperou totalmente do revés. Portanto, não se apresse para se reconectar depois de uma grande luta.

Leve o tempo que precisar para ficar em paz com o fato de que algo desagradável e desagradável aconteceu entre vocês dois antes de tentar voltar ao seu espaço feliz. Durante esse tempo, evite ser pegajoso ou incomodar seu parceiro.

Conclusão

É perfeitamente normal discutir quando você está com alguém por tempo suficiente. O futuro de seu relacionamento depende de qual caminho você escolherá para resolver esses conflitos. Você tomará medidas proativas para chegar a uma solução que funcione para vocês dois? Ou você vai sair furioso e esperar que seu parceiro peça desculpas? Seguir as etapas e dicas que listamos acima o ajudará a usar os argumentos como outra forma de realmente melhorar seu relacionamento, em vez de aumentar a tensão que pode levar a problemas maiores ou, pior, ao divórcio.