Como ser feliz em 2021 apesar do COVID, segundo os especialistas

Então você quer ter uma aparência mais elegante, ser mais inteligente e ter sucesso no próximo ano? Você se esforça para se exercitar e ligar mais para seus amigos e gastar menos?

Você não está sozinho. As resoluções de ano novo são tão onipresentes quanto difíceis de cumprir. Será que faz sentido definir metas tão elevadas para o ano novo, esperando novamente a cada primeiro de janeiro que desta vez realmente seja o charme?

Jogue fora sua lista usual de resoluções de Ano Novo e faça coisas que tornam o mundo um lugar melhor, diz um especialista da Universidade de Rochester em motivação e bem-estar.

Mas não jogue a toalha ainda. Ryan, que também é psicólogo clínico, diz que qualquer ocasião que nos dê a oportunidade de refletir sobre nossas vidas é, em última análise, uma coisa boa. Não precisa ser no Ano Novo. “Sempre que isso acontecer, se for realmente uma mudança reflexiva – algo que você coloca seu coração para trás – pode ser bom para as pessoas.”

E ele tem outra dica: o que se mostra mais satisfatório, e também pode ser o mais necessário à medida que a pandemia de COVID-19 continua, são metas que envolvem doar a outras pessoas.

Pense em como você pode ajudar. Há muita angústia por aí: se pudermos definir metas que visam ajudar os outros, esses tipos de metas, por sua vez, também contribuirão para o nosso próprio bem-estar.

Richard Ryan

Dolores Bordignon é terapeuta com décadas de experiência em consultório, oficinas em grupos, palestras e workshops.

Presencialmente atende em Porto Alegre, RS, e oferece diversas modalidades de atendimento também online: terapia para casais, terapia para família, atendimentos individuais para tratamento de depressão, tratamento de ansiedade e estresse,

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Psicoterapeuta Dolores Bordignon

Seu conselho é baseado em décadas de pesquisa. Junto com Edward Deci (também professor emérito de psicologia da Universidade de Rochester), Ryan é o co  fundador da teoria da autodeterminação (SDT), uma ampla estrutura para o estudo da motivação e personalidade humanas. Desenvolvida pela dupla ao longo de quase 40 anos e explicada em detalhes na Teoria de Autodeterminação de Ryan e Deci : Necessidades Psicológicas Básicas em Motivação, Desenvolvimento e Bem-Estar , a teoria tornou-se uma das estruturas de motivação humana mais amplamente aceitas na ciência comportamental contemporânea . Seu ponto de partida é a ideia de que todos os humanos têm a tendência natural – ou intrínseca – de se comportar de maneira eficaz e saudável.

De acordo com Ryan, que também é professor do Instituto de Psicologia Positiva e Educação da Universidade Católica Australiana, age de boa vontade para ajudar os outros a satisfazer todas as três necessidades psicológicas básicas identificadas na pesquisa SDT: as necessidades de autonomia, competência e relacionamento . Autonomia, neste contexto, significa que você pode se envolver em atividades nas quais sinta verdadeira vontade e encontre valor pessoal. Competência significa sentir-se eficaz e ter um sentimento de realização. Finalmente, relacionamento significa trabalhar e sentir-se conectado a outras pessoas.

“Se você quiser fazer uma resolução de Ano Novo que realmente o deixe feliz, pense em maneiras de contribuir com o mundo”, diz Ryan. “Todas essas três necessidades básicas são atendidas. A pesquisa mostra que não é bom apenas para o mundo, mas também muito bom para você. ”

Perguntas e respostas: por que as resoluções de ano novo (muitas vezes) não funcionam

Qual é o problema com a maioria das resoluções de ano novo?  

A parte mais triste é que a maioria das pessoas não consegue cumprir suas resoluções de 1º de janeiro. Mas isso ocorre porque a maioria dessas resoluções da meia-noite se parece mais com uma pressão vinda de fora – uma tentativa de parecer melhor, aliviar a culpa ou atender aos padrões dos outros. Perder peso, por exemplo, é uma das metas mais comuns do ano novo e que as pessoas tendem a se sair mal. Parte da razão para isso é de onde vem: muitas vezes vem de pressão interna ou externa – ao contrário de uma meta que é algo que você pode valorizar intrinsecamente, como ter mais saúde ou vitalidade. Se a meta não for “autêntica” e não vier realmente de seus próprios valores ou interesses, a energia para isso se esvai rapidamente.

Alguma resolução é particularmente tóxica?

São muitos os objetivos que mesmo quando alcançados não trarão mais felicidade às pessoas. A meta de ganhar mais dinheiro, por exemplo, pode fazer com que a pessoa trabalhe mais, mas na verdade pode deixá-la menos conectada a outras pessoas, ou sentindo menos autonomia no dia a dia. Isso poderia deixar a pessoa menos feliz. Metas que funcionam são aquelas em que podemos encontrar satisfação real em alcançá-las.

É intuitivo para a maioria de nós que dar aos outros é satisfatório. Mas como isso funciona em um nível psicológico?

Descobrimos que quando as pessoas estão focadas em dar aos outros, elas experimentam uma satisfação mais profunda do que quando seus objetivos são mais voltados para si mesmos. Por exemplo, experimentos mostram que fazer algo benevolente para os outros, mesmo quando você nunca vai encontrar o beneficiário, aumenta seu humor e energia positivos. 

Mais recentemente, publicamos um estudo sobre o que chamamos de “extensão integrativa” das pessoas. Descobrimos que sua felicidade aumenta à medida que seu foco de preocupação e cuidado se torna mais amplo. Se suas principais preocupações e preocupações são estreitas e egoístas – apenas sobre “eu e as pessoas muito próximas a mim”, versus “minha família e minha comunidade” versus “o mundo maior e tudo nele” – você fica menos feliz tendem a ser. Um escopo mais amplo de cuidado e preocupação com os outros, em contraste, prevê um bem-estar maior.

Como podemos tornar qualquer resolução mais provável de ser mantida?

Além do foco de seus objetivos, existem alguns elementos-chave para o sucesso em qualquer resolução que você possa tomar. Em primeiro lugar, certifique-se de que seu objetivo é aquele que você realmente adota – que está totalmente de acordo e se importa com ele. Uma meta alcançável também é aquela que não é abstrata, como “melhorar minha saúde”, mas concreta, como “aumentar minha contagem de passos diários” ou “beber água com gás em vez de refrigerante com açúcar no almoço”. Esses últimos objetivos são claros e alcançáveis ​​de uma maneira que uma vaga resolução global nunca poderia ser. Depois de ter um objetivo claro, o próximo passo é fazer um plano realista sobre como e quando ele será implementado.

Tão importante quanto, a pesquisa mostra que quanto mais você pode tornar a sua resolução divertida e “intrinsecamente motivada”, mais você persistirá. Por exemplo, um plano para aumentar sua contagem de passos pode incluir uma caminhada todos os dias com um bom amigo – o que tanto alcançará sua meta de passos quanto satisfará suas necessidades de relacionamento. Ao encontrar uma atividade que o leve ao seu objetivo e que você realmente goste – ou pelo menos não ache adversa – você terá mais probabilidade de continuar.

Finalmente, resoluções bem-sucedidas geralmente são baseadas em desafios ideais. Definir a barra muito alta parecerá desanimador e levará ao desligamento. Lembre-se de que, com quase todas as metas de longo prazo, a melhor estratégia é definir pequenas metas incrementais – não “Vou escalar o Everest”, mas sim “Vou dar os primeiros passos em direção ao acampamento base”.

Algum conselho especial para 2021?

O ano passado foi difícil; você pode tornar o novo mais amável. Quaisquer novas metas que você defina que envolvam mudanças de hábitos ou estilos de vida envolverão inevitavelmente alguns contratempos, lapsos e fracassos. Portanto, quando os fracassos acontecerem, lembre-se de ser um autotreinador compassivo. Esqueça os julgamentos severos e, em vez disso, interesse no que você pode aprender com o revés e onde você ficou preso. E então reinicie com muito mais sabedoria em mãos.

Como encontro a meta pela qual mais me preocupo?

Para a maioria de nós, se nos dermos momentos ocasionais de reflexão – dedicando um tempo para realmente pensar sobre o que está indo bem em nossas vidas e o que realmente importa – geralmente podemos identificar algumas coisas que podemos mudar. Frequentemente, isso significa ouvir aquele pequeno sentimento incômodo sobre as coisas que sabemos que melhorariam nossas vidas. Significa nos permitir sintonizar esse sinal interno de uma forma aberta e não defensiva e considerar as possibilidades e escolhas que você realmente tem. Na verdade, sempre há maneiras de tornar a vida melhor, mas o caminho ascendente não precisa ser doloroso – se você estiver indo na direção certa.