Inicie Terapia Online e renove seu casamento. Apenas R$ 180 a sessão.
Pular para o conteúdo

Como melhorar um relacionamento que não tem de intimidade e conexão

Seu relacionamento carece de algo.

Esse algo é intimidade física e / ou uma conexão emocional.

Talvez você se sinta insatisfeito e infeliz e esteja questionando os próprios alicerces do vínculo que você tem com seu parceiro.

Embora haja uma série de coisas que podem dar errado em um relacionamento ou casamento de longo prazo, os problemas de intimidade e conexão são muito comuns.

Isso não os torna menos dolorosos de viver, mas também deve apontar para o fato de que podem ser superados.

A verdade é que muitos casais que experimentam falta de intimidade física ou emocional em algum estágio de seu relacionamento acabam fazendo as coisas darem certo.

Eles encontram maneiras de redescobrir e reconstruir essa conexão.

E você também pode.

Se você quiser reativar o relacionamento e recuperar um pouco da intimidade e da conexão que parece ter sido perdida, o que pode fazer?

Terapia de Casal Online

Na terapia de casal e de família online busca-se identificar onde as interações estão problemáticas e procurar modos de melhorar o relacionamento.

A terapeuta Dolores Bordignon atende em Porto Alegre e pela internet, especialmente pelo Skype e Whatsapp. Tem grande experiência mais de 25 anos de experiência com famílias e casais.


Bem, para começar, você pode seguir este conselho:

1. Reduza suas expectativas

Eu sei que isso não parece bom. Parece que estou dizendo para você simplesmente se contentar com a mão que recebeu. Mas não é isso que quero dizer.

Não quero dizer que suas expectativas devam ser baixas, por si só, mas definitivamente não deveriam ser irrealisticamente altas também.

É importante lembrar que seu relacionamento físico provavelmente nunca terá a mesma centelha de quando vocês se conheceram.

Tudo se resume a hormônios incômodos que enlouquecem quando você está experimentando aquele primeiro golpe de amor e luxúria, mas naturalmente se acalmam um pouco depois que você faz a transição para  um relacionamento sério.

Afinal, se vivêssemos constantemente no estado de inquietação que o novo amor induz, nunca faríamos nada.

Se você espera que seja tão selvagem e apaixonado como quando você o conheceu, você está apenas se preparando para a decepção.

Você pode muito bem passar por momentos que remontam aos dias em que estavam se conhecendo pela primeira vez e continuarão a descobrir coisas novas um sobre o outro à medida que crescem e seus corpos e gostos mudam, mas você não pode esperar seu relacionamento físico continuará a ser estilhaçante por anos a fio.

Também é importante não permitir que a ideia de que a mídia gosta de perpetuar (que se você não tem uma vida sexual revolucionária, você é um tipo de fracasso) o afete.

Você não deve estar apontando para uma relação física que atenda a essas normas loucos, mas sim aquele que faz você feliz, que é baseado em uma verdadeira conexão  com  e compreensão  de  seu parceiro.

Você também deve manter expectativas realistas em relação à intimidade emocional, porque algumas pessoas acham esse tipo de conexão mais difícil do que outras.

Embora nem sempre seja o caso, os homens geralmente consideram a intimidade emocional um desafio maior do que as mulheres.

Compreender isso e aceitá-lo até certo ponto permitirá que você seja mais razoável em suas crenças sobre como deve ser um relacionamento íntimo.

2. Fale para fora

Eu sei que você já sabe como a comunicação é importante, mas quando se trata de tópicos complicados como sexo, você pode ter esperança de não ter que sentar e ter uma grande conversa sobre isso.

No entanto, sentar-se juntos e discutir sobre como vocês se sentem em relação à intimidade física e à conexão em seu relacionamento é realmente o primeiro passo para resolver o problema.

Você precisa saber que ambos estão na mesma página, que nenhum dos parceiros culpa o outro e que ambos estão empenhados em trabalhar nisso.

Algo que é fundamental aqui é nunca ter essa conversa depois de terem uma relação íntima, pois é um momento em que vocês estão se sentindo um pouco vulneráveis e, com todos aqueles hormônios correndo por aí, as emoções podem facilmente aumentar.

3. Fale com um terapeuta

Às vezes, a comunicação de um casal pode não ser boa o suficiente para que eles simplesmente se sentem e conversem sobre seus problemas.

Em muitos casos, ter um terceiro presente pode ajudar a resolver o problema que um homem e uma mulher (ou qualquer combinação dos dois) possam estar enfrentando.

Um relacionamento ou um terapeuta sexual pode conduzir a conversa aos assuntos mais relevantes, manter o controle se começarem a sair do assunto e atuar como mediador em caso de desentendimentos.

E eles podem fornecer conselhos específicos para lidar com os problemas específicos que um casal pode estar enfrentando.

Freqüentemente, são necessárias várias sessões ao longo de um período de tempo, mas os resultados muitas vezes podem justificar o investimento.

4. Comece pequeno

A intimidade física não tem tudo a ver com sexo. Coisas como dar as mãos, fazer contato visual adequado, tocar o braço ou abraçar são tão, se não mais, importantes.

São aqueles pequenos gestos que você faz diariamente que permitem que seu parceiro saiba que você realmente se importa e mantém a conexão forte.

5. Seja romântico

Romance não tem nada a ver com gestos chamativos. É aproveitar a beleza da vida e a companhia um do outro ao mesmo tempo.

Por mais ocupados que você esteja, é importante reservar um tempo um para o outro e mostrar ao seu parceiro que você realmente pensou um pouco.

Dedique um pouco mais de tempo para prepará-los uma refeição especial, só porque. Seja criativo e pense fora da caixa. Leve seu parceiro para um piquenique em um local com vista. Assista ao pôr do sol. Mostre a eles que você está feliz apenas por passar um tempo na companhia deles e que deseja fazer memórias.

6. Quebre sua rotina

Esses exemplos de gestos românticos são apenas algumas das maneiras pelas quais você pode interromper o padrão em que sua vida se inseriu.

Uma rotina traz muitos benefícios, especialmente quando a vida é agitada com crianças ou outras tarefas que precisam ser cuidadas.

Mas uma rotina também permite que você passeie pela vida sem realmente prestar atenção ao que está acontecendo . É uma espécie de piloto automático.

Em termos de relacionamento, você pode nem perceber que a intimidade emocional e física diminuiu.

Portanto, aproveite todas as oportunidades que puder para romper com sua rotina e fazer coisas que são novas e diferentes. Ou, pelo menos, coisas que você não faz com muita frequência.

Visite novos lugares juntos, experimente novas atividades, conheça novas pessoas como um casal, expanda seus horizontes culturais …

… faça qualquer coisa que faça você e seu parceiro se notarem novamente, em vez de passarem pela vida como meros co-passageiros.

A intimidade emocional com certeza crescerá novamente quando você escapar da monotonia de uma vida rotineira.

7. Faça coisas separadas

Assim como fazer coisas novas juntos pode aproximar vocês dois, você também deve reservar algum tempo para fazer as coisas separados.

Isso é especialmente útil se você e seu parceiro passam quase todo o seu tempo livre juntos. Você pode acreditar que isso é um sinal de relacionamento amoroso, mas espaço e liberdade para buscar as coisas por conta própria são vitais para o bem-estar emocional de cada pessoa.

Isso dá a vocês tempo para sentirem saudades um do outro e faz com que vocês apreciem o que têm quando retornam a ele.

E isso tira a pressão em termos de estar no bolso um do outro o tempo todo.

8. Seja aquele a abrir primeiro

Freqüentemente, quando um parceiro começa a bloquear ligeiramente suas emoções, a outra pessoa faz o mesmo.

É uma reação quase natural. Temos a tendência de espelhar as pessoas ao nosso redor e, se nosso parceiro ceder menos emocionalmente, retribuímos menos.

É o mesmo com qualquer forma de expressão emocional (ou não expressão). A raiva gera raiva. A alegria gera alegria. Tristeza gera tristeza.

A solução é se abrir novamente e deixar seu parceiro ver isso e espelhar você.

Você tem que remover todas as paredes que construiu e continuar exibindo suas emoções e amor por elas tanto quanto possível.

Ao oferecer seu calor emocional a eles, seu parceiro se sentirá menos ansioso com relação ao relacionamento e mais capaz de se abrir novamente.

Crie um espaço seguro para que seu parceiro seja realmente ele mesmo ao seu redor e a intimidade emocional e a conexão ocorrerão naturalmente.

E isso quase sempre leva a uma maior intimidade física também.

9. Seja solidário e encorajador

Conforme e quando seu parceiro mostrar sinais de vulnerabilidade ao expressar suas emoções ou se abrir de alguma outra forma, mostre que você aprecia esse esforço e seja totalmente positivo em relação à experiência.

Seu parceiro precisa entender que você irá apoiá-lo, não importa o quão difícil seja o processo.

Quanto mais eles veem que não estão sozinhos nisso e quanto mais seguros se sentem se abrindo, mais eles vão forçar seus limites emocionais.

Tente deixá-los seguir seu próprio ritmo. Se eles ficaram emocionalmente retraídos por um tempo ou se assim o são desde que você os conhece, vai demorar um pouco para que adquiram confiança suficiente em sua capacidade de estar emocionalmente perto de você.

10. Cuide de si mesmo

No mundo moderno, com a publicidade e o Instagram, há uma pressão enorme para ter uma determinada aparência, então certamente não vou acrescentar nada a isso.

A beleza não é um tamanho único, e você não deve tentar corresponder a padrões irrealistas.

No entanto, rejeitar os padrões de beleza não significa que você não deva cuidar de si mesma.

Ter um pouco mais de cuidado com a maneira de se vestir e com sua aparência pessoal pode fazer uma grande diferença, pois se você não se sentir atraente, é provável que transmita isso ao seu parceiro.

Afinal, como já ouvimos muitas vezes, é difícil aceitar o amor de outra pessoa se você não ama a si mesmo.

Faça coisas que o façam sentir-se bem , seja simples como reservar um tempo para si mesmo, tomar um banho, reservar um dia no spa, comer alimentos tão nutritivos que o deixem cheio de energia ou exercitar-se de uma forma que o deixe se sentindo fabuloso.

O exercício não significa atingir um determinado tipo de corpo, pois o ajuste vem em todas as formas e tamanhos. Praticar exercícios significa que você terá mais energia e geralmente uma visão mais otimista da vida, o que é atraente para qualquer pessoa.

Quando você se olha no espelho, concentre-se nas coisas que você ama, em vez de nas coisas que você pode mudar.

Ao mesmo tempo, certifique-se de apoiar seu parceiro quando ele está fazendo as coisas para si mesmo, e não se esqueça de dizer a ele como ele é lindo por dentro e por fora.

11. Desestressar

É difícil se conectar com seu parceiro quando você só consegue pensar na pilha de trabalho esperando em sua mesa na manhã seguinte ou quando está constantemente verificando seus e-mails de trabalho.

É provável que seu parceiro o conheça melhor do que ninguém, então ele será capaz de perceber quando você não está realmente na sala com ele. 

Todas as áreas de sua vida vão melhorar quando você não estiver estressado, não apenas sua conexão com seu parceiro. Você deve fazer disso uma prioridade.

Descontraia com os exercícios e encontre uma atividade que o ajude a acalmar sua mente agitada, seja ioga, diário, meditação ou apenas ler um bom livro.

Você deve a seu parceiro estar totalmente presente quando estiver com ele e dar a ele toda a atenção que ele merece.

12. Não espere mudanças durante a noite

As coisas boas vêm para aqueles que esperam. Faça um esforço consciente para colocar em prática as dicas acima em seu relacionamento, mas não espere resultados instantâneos. Com tempo e paciência, essa intimidade que você deseja florescerá novamente.

E provavelmente você descobrirá que um tipo de intimidade leva a outro. Portanto, se for mais fácil começar com o lado mais físico das coisas (e não estamos falando apenas de sexo), faça isso.

Ou se você deseja desenvolver o lado emocional das coisas primeiro para ajudar a lidar com a distância física entre vocês, essa abordagem também deve funcionar.

Começar conversa
Agende sua terapia
Oi, gostaria de agendar uma sessão de terapia? Informe-se sobre preços e horários para agendar.
Responderei assim que possível.