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Como Lidar Com O Estresse

Como lidar com o estresse

A maioria das pessoas já sentiu estresse em um momento de suas vidas. Às vezes, é breve e altamente situacional, como estar no trânsito pesado. Outras vezes, é mais persistente e complexo – problemas de relacionamento, um membro da família doente, a morte de um cônjuge. E, às vezes, o estresse pode nos motivar a realizar certas tarefas.

Mas se o estresse pode ser positivo, quando ele se torna perigoso em nossa vida? O estresse se torna perigoso quando interfere na sua capacidade de viver uma vida normal por um longo período de tempo. Você pode se sentir “fora de controle” e não ter ideia do que fazer, mesmo que a causa seja relativamente pequena. 

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Por sua vez, este estresse pode fazer com que você se sinta continuamente cansado, incapaz de se concentrar ou irritado em situações relaxadas. O estresse prolongado também pode agravar quaisquer problemas emocionais decorrentes de eventos repentinos, como experiências traumáticas no passado, e aumentar os pensamentos suicidas.

Reações naturais ao estresse

O estresse também pode afetar sua saúde física devido aos mecanismos de resposta internos do corpo humano. Você pode ter se sentido suado ao pensar em uma data importante ou sentiu o batimento cardíaco acelerar enquanto assistia a um filme de terror. Essas reações são causadas por hormônios que os cientistas acreditam ter ajudado nossos ancestrais a lidar com as ameaças e incertezas de seu mundo.

Se a causa do estresse for temporária, os efeitos físicos também são geralmente de curto prazo. Em um estudo, a pressão de fazer exames levou a um aumento da gravidade da acne entre os estudantes universitários, independentemente de como eles comessem ou dormissem. A condição diminuiu após o término dos exames. A dor e a irregularidade abdominais também têm sido associadas ao estresse situacional.

Quanto mais sua mente se sentir estressada, no entanto, mais seus sistemas de reação física permanecem ativados. Isso pode levar a problemas de saúde mais graves.

Desgaste físico do estresse

O velho ditado de que o estresse “envelhece” uma pessoa mais rápido que o normal foi verificado recentemente em um estudo de mulheres que passaram muitos anos cuidando de crianças gravemente doentes e deficientes. Como seus corpos não eram mais capazes de regenerar completamente as células sanguíneas, descobriu-se que essas mulheres eram fisicamente uma década mais velhas que a idade cronológica.

Reações prolongadas ao estresse podem alterar o sistema imunológico do corpo de formas associadas a outras condições de “envelhecimento”, como fragilidade, declínio funcional, doenças cardiovasculares, osteoporose, artrite inflamatória, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

A pesquisa também sugere que o estresse prejudica a capacidade do cérebro de bloquear certas toxinas e outras moléculas grandes e potencialmente prejudiciais. Essa condição também é comum em pacientes que sofrem da doença de Alzheimer.

Pontos de pressão

Embora o estresse emocional súbito tenha sido associado à disfunção cardíaca grave em pessoas saudáveis, os cientistas não sabem se o estresse crônico sozinho causa doenças cardiovasculares. O que está claro é que o estresse excessivo pode piorar os fatores de risco existentes, como hipertensão e níveis elevados de colesterol. Os estudos também mostram que as pessoas que se irritam rapidamente ou que demonstram hostilidade frequente – um comportamento comum às pessoas sob estresse – têm um risco aumentado de doenças cardíacas e ataques de choro.

Sentimentos de desespero que acompanham o estresse podem facilmente agravar-se em depressão crônica , uma condição que pode levar você a negligenciar uma boa dieta e hábitos de atividade. Por sua vez, isso pode aumentar o risco de doenças cardíacas, obesidade e disfunção renal.

O estresse também pode complicar sua capacidade de se recuperar de uma doença grave ou cochilo. Um estudo sueco constatou que as mulheres que sofreram ataques cardíacos tendem a ter menores chances de recuperação se também estiverem sofrendo estressores conjugais, como infidelidade, abuso de álcool e doenças físicas ou psiquiátricas do cônjuge. Por outro lado, o treinamento em gerenciamento de estresse é um método comprovado para ajudar a acelerar a recuperação após um ataque cardíaco.

O que fazer para reduzir o estresse

Aprender a lidar com o estresse de forma eficaz é um esforço que vale a pena, mesmo que você já se considere capaz de lidar com qualquer coisa que a vida envie.

Muitos dos estressores de longo prazo mais comuns – doenças da família, recuperação após lesões, pressões na carreira – geralmente surgem sem aviso e simultaneamente. O gerenciamento do estresse é particularmente valioso se sua família tiver histórico de hipertensão e outras formas de doenças cardíacas.

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Busque terapia individual

A terapia individual é um caminho para lidar com problemas e desordens desta natureza. Tratamento de ansiedade, estresse, luto, desorganização pessoal, etc, podem ser trabalhados na terapia individual.

Identifique a causa

Você pode achar que seu estresse surge de algo fácil de corrigir. Um psicólogo pode ajudá-lo a definir e analisar esses estressores e a desenvolver planos de ação para lidar com eles.

Monitore seu humor

Se você se sentir estressado durante o dia, anote o que causou isso em seus pensamentos e humor. Novamente, você pode achar a causa menos séria do que você pensava.

Reserve um tempo para si mesmo

Pelo menos duas ou três vezes por semana. Mesmo dez minutos por dia de “tempo pessoal” podem ajudar a atualizar sua visão mental e desacelerar os sistemas de resposta ao estresse do seu corpo. Desligue o telefone, passe um tempo sozinho no seu quarto, faça exercícios ou medite com suas músicas favoritas.

Afaste-se quando estiver com raiva

Antes de reagir, reserve um tempo para se reagrupar mentalmente, contando até 10. Em seguida, observe a situação novamente. Caminhar ou outras atividades físicas também o ajudarão a relaxar.

Analise sua agenda

Avalie suas prioridades e delegue todas as tarefas que puder (por exemplo, pedir um jantar depois de um dia agitado, compartilhar responsabilidades domésticas). Elimine tarefas que devem ser “obrigatórias”, mas não “obrigatórias”.