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Como Ajudar Seu Relacionamento A Sobreviver A Pandemia

Como ajudar seu relacionamento a sobreviver a pandemia

A ansiedade relacionada ao coronavírus é real e está causando sérios danos às nossas parcerias. Aqui estão algumas dicas para aliviar a tensão. A tensão que o coronavírus está colocando em nossas vidas é imensa. E isso está afetando a maioria dos relacionamentos de alguma forma. 

Como psicoterapeuta especializado em terapia de casais, eu recebi muitos e-mails e telefonemas nas últimas semanas de pessoas preocupadas, preocupadas com o fato de seus relacionamentos não conseguirem.

Faz todo o sentido estar lutando em seu relacionamento agora. Estamos presos em nossas casas, forçados a passar mais tempo juntos do que nunca. Contamos com um parceiro para quase todo o nosso apoio social, porque não podemos ver nossos amigos ou parentes. 

Estamos equilibrando novas responsabilidades, como trabalhar em casa, cuidar de crianças ou cuidar da casa. É sem dúvida muita mudança ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, algumas pessoas se sentem culpadas por reconhecer seus problemas de relacionamento, porque parece que há questões muito maiores com que se preocupar.

Não há problema em reconhecer como o seu relacionamento está sendo afetado pela crise do coronavírus. Tente estas dicas para apoiar seu relacionamento durante esses tempos difíceis.

Cuidar do seu relacionamento deve começar por cuidar de si mesmo. É simplesmente demais esperar que seu parceiro seja sua única fonte de alívio do estresse. Aqui estão algumas das minhas formas favoritas de autocuidado:

  • Permita-se sentir seus sentimentos. O que resistimos persiste. Quando nos permitimos sentir toda a gama de nossas emoções e validamos que o que estamos sentindo faz sentido, as emoções se dissipam muito mais rapidamente.
  • Diário. Passe de cinco a 10 minutos todos os dias escrevendo de forma livre.
  • Meditar. Esta é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde mental.
  • Mexa seu corpo. A corrida pela endorfina que você recebe do exercício pode ser inestimável para controlar o estresse, melhorar o humor e até aumentar a imunidade. Se você pode sair com segurança enquanto se exercita, é ainda melhor.
  • Procure outras fontes de conexão. Entre em contato com amigos e parentes, sem o seu parceiro ao seu lado.

Sente-se com seu parceiro para discutir tudo o que está no seu prato e faça um plano para lidar com isso em equipe. Crie um calendário compartilhado com todas as suas tarefas e responsabilidades e defina horários específicos para quando você irá executá-los.

Eu recomendo ter uma breve reunião semanal todos os domingos para antecipar a semana seguinte – programe e mapeie o máximo que puder. Também recomendo uma reunião rápida no final de cada dia para discutir o plano para o dia seguinte. Há tantas coisas que não podemos controlar agora, mas pode ser reconfortante ter um plano para as coisas que estão sob nosso controle.

Terapia de Casal Online

Na terapia de casal e de família online busca-se identificar onde as interações estão problemáticas e procurar modos de melhorar o relacionamento.

A terapeuta Dolores Bordignon atende em Porto Alegre e pela internet, especialmente pelo Skype e Whatsapp. Tem grande experiência mais de 25 anos de experiência com famílias e casais.


Planejar para o dia seguinte é uma coisa, mas também é importante lembrar que seu parceiro não é um robô e provavelmente está experimentando a mesma gama de emoções que você. Pode ser útil parar e fazer perguntas um ao outro, como:

Como foi o seu dia hoje?

Que tipos de sentimentos estão surgindo para você agora?

Existe alguma maneira de ajudá-lo ou ser um parceiro melhor para você?

Você provavelmente está passando mais tempo juntos do que nunca. Por mais que você ame seu parceiro, isso pode rapidamente levar a tensão e frustração. Defina alguns limites saudáveis:

  • Se os dois trabalham em casa, crie espaços de trabalho separados. Se você pode fechar uma porta entre vocês dois, é o ideal.
  • Tente dar espaço um ao outro durante o dia. Se puder, limite sua comunicação verbal. Tente enviar mensagens de texto.
  • É normal precisar de tempo sozinho. Seja criativo sobre como criar esse tempo. Por exemplo, talvez você possa trocar o turno da manhã com as crianças, para que se dêem a chance de deitar na cama sozinhos por alguns momentos preciosos.
  • Seja criativo com as noites da data. Aderir a (ou começar) uma tradição de encontro noturno pode trazer alguma alegria e antecipação muito necessárias ao seu relacionamento. Tente visitar um museu on-line, lendo um livro um para o outro ou preparando uma refeição elaborada juntos.

Uma das provas de que a terapia de casal funciona de verdade, seja na terapia online ou presencial, é o fato dos casais relatarem um ganho no sentimento de gratidão. Curiosamente, o sentimento de gratidão amplia nosso desejo de servir e ser generosos para com o outro.

Diante da incerteza da pandemia, é importante comunicar que estas próximas semanas e meses serão um desafio para todos. Nenhum de nós será um parceiro perfeito. Faça o seu melhor e agradeça um ao outro por estarem dispostos a fazer um esforço. 

Diga ao seu parceiro: “Vejo todo o trabalho que você está fazendo. Obrigado.” Por mais desafiador que tudo seja neste momento, também há muito a agradecer. Tente compartilhar algumas coisas pelas quais agradece a cada poucos dias. Quanto mais gratidão você expressar, mais frequentemente perceberá pequenos momentos para apreciar. E todos nós poderíamos usar mais agora.