Ciúmes no casamento: o que é, de onde vem, como lidar

O ciúme pode ser uma emoção poderosa e dolorosa, e essa emoção negativa pode encerrar quase qualquer relacionamento. Se não for tratado, o ciúme pode criar uma barreira permanente entre você e seu parceiro, enquanto afeta negativamente relacionamentos futuros.

De onde vem o ciúme?

O ciúme surge basicamente da insegurança dentro de si mesmo e da falta de confiança em seu parceiro.

Na verdade, a inveja e o ciúme são semelhantes. No entanto, o ciúme envolve um senso de possessividade e direito, enquanto uma pessoa invejosa cobiça o que outra pessoa possui – suas posses, posições, privilégios ou quem ela é como pessoa (sua aparência).

Uma pessoa ciumenta se apega firmemente ao que já possui – geralmente seu parceiro romântico – para impedir que outros levem essa pessoa embora. Entenda como surge o ciúme segundo Augusto Cury.

Quando a inveja e o ciúme saem do controle, pode ser altamente destrutivo.

Ciúmes pode ser algo bom

Saiba que o ciúme (em pequenas doses) é na verdade um bom sinal.

O ciúme não acontece sem motivo. Muitas vezes, é mais do que apenas o seu parceiro gostar da foto do biquíni do ex. Quando você começa a namorar alguém, você não tem muito investimento ou muito a perder. À medida que o relacionamento progride e você se torna mais conectado, é mais provável que sinta ciúme no relacionamento. O parceiro está com ciúmes porque esse relacionamento é importante.

Se você estiver comprometido com essa pessoa, terá explosões de ciúme, não importa o quão frio ou racional você queira ser. Mas isso é uma coisa boa, porque significa que você se preocupa com o funcionamento do relacionamento. Reconhecer e aceitar que isso é normal e seguir em frente é muito mais saudável do que bater em si mesmo ou fingir que nunca acontece.

Como superar o ciúme?

Como lidar com os ciúmes do marido no casamento.

O ciúme em um relacionamento pode ser curado. A maneira como um casal lida com o ciúme e outros conflitos é vital para seu sucesso. Caso você seja um marido ciumento lendo este artigo, saiba que os ciúmes pode arruinar seu casamento. Saiba como reconquistar sua esposa e recuperar seu casamento.

Compartilhar abertamente seus sentimentos sobre ser inseguro ou incerto em seu relacionamento dá início à conversa.

Dicas

  • Fale de seu coração
  • Evite justificar suas ações
  • Não faça acusações
  • Não seja confrontador

Não há problema em falar sobre suas preocupações, dúvidas e desejos. Veja este momento de tensão como uma oportunidade para comunicação aberta e expansão de entendimento para ambos os parceiros. 

Domine sua imaginação

É incrível que algo que começa em nossa imaginação possa logo sair do controle e causar danos tão devastadores. A imaginação cresce com o ciúme – como sementes, fertilizantes, sol e água crescem em seu jardim. Cuidar da imaginação é essencial para controlar os ciúmes no casamento.

Reconheça as histórias negativas e o diálogo interno constante. Não exagere nas coisas examinando-as repetidamente em sua mente. Em vez disso, imagine ser capaz de fazer todas as coisas que o deixam feliz, em vez de ter todos aqueles pensamentos e emoções negativas correndo pela sua cabeça.

Imagine não ter que ficar obcecado e se preocupar com cada pequena coisa.

Você também deve ter sorte nas coisas que provocam seu ciúme. Pense cuidadosamente nas situações circenses que você imaginou sobre seu parceiro e quais evidências reais você tem para validá-las.

O ciúme não conhece pensamento racional e não tem rima ou razão. Faça uma verificação da realidade avaliando seus pensamentos obsessivos com o que você realmente sabe ou viu. Cancele pensamentos de conspiração e substitua-os por fatos reais.

Além disso, mesmo uma pequena discordância pode desencadear uma briga massiva apenas por causa do ciúme. Se a sua própria insegurança ou baixa autoimagem o fazem pensar mal de si mesmo, muitas vezes você começa a se perguntar o que seu outro significativo vê em você.

É imperativo trabalhar para melhorar a si mesmo como indivíduo, a fim de ser um parceiro completo e igual em seu relacionamento. Atenção às necessidades emocionais no casamento.

Em vez de se envolver em situações nas quais você não pode controlar, tente um estilo de vida que reduza o estresse. Envolva-se em grupos e atividades que o façam sentir-se bem consigo mesmo. Concentre-se em seus pontos fortes. E com certeza, tenha mais de um amigo.

Como deixar o passado para trás?

Repassar constantemente os eventos negativos do passado rouba o presente e o faz se sentir mal. É importante confiar e ter total fé em seu parceiro para evitar sentimentos de ciúme em relação a ele. Entenda que a privacidade no casamento é importante.

Veja seu parceiro e cada dia como um novo começo e uma oportunidade de crescerem juntos, em vez de relembrar e reviver suas experiências anteriores de dúvida e desespero.

É importante entender que o ciúme é uma emoção que pode atormentar quem você mais gosta. Na verdade, o ciúme pode até se tornar um vício. O desprezo que você exerce sobre essa pessoa por causa de suas inseguranças de ciúme é tão real para ela quanto seus sentimentos de estar preso em sua própria prisão de dúvida.

Reconheça que o que você mais teme – seu parceiro o deixando – é exatamente o que você está perpetuando com seus padrões destrutivos e possessivos.

Considere as consequências de suas inseguranças penetrantes. Perceba que o ciúme não é apenas destrutivo, mas um lugar muito solitário para se estar.

Como faço para lidar com um marido ciumento?

Ter um parceiro ciumento pode ser exaustivo. Há tanta possessividade, controle e questionamento que você pode suportar. Existem coisas que você pode fazer para incentivar um relacionamento mais saudável. Aqui estão algumas dicas:

  • Ouça seu parceiro com novos ouvidos para ouvir todas as suas preocupações
  • Se você sabe que certos comportamentos desencadeiam o ciúme de seu parceiro, mude-os se puder
  • Aponte o que você mais aprecia nele e ofereça a garantia de que está comprometido com o relacionamento
  • Diga a seu parceiro o que você mais deseja em seu relacionamento. Não diga apenas: “Quero que você pare de ter ciúmes!”

Lembre-se de que são necessárias as duas pessoas para fazer um ótimo relacionamento. No entanto, se seu parceiro não estiver disposto a mudar ou obter ajuda, você pode fazer mudanças em você mesmo que terão um grande impacto em sua vida para melhor.

O ciúme pode surgir em qualquer relacionamento. É uma emoção destrutiva: tem o potencial de sufocar uma parceria feliz e quebrar a confiança que existia.

O ciúme pode fazer com que você experimente uma variedade de sentimentos, desde insegurança e suspeita até rejeição, medo, raiva ou ansiedade. Se você acha que o ciúme pode ser um problema em seu relacionamento, aqui estão minhas principais dicas para reconhecê-lo – e tomar medidas para solucioná-lo.

Os sinais de ciúme

O ciúme pode se manifestar de várias maneiras.

  • Você pode se sentir racional em um minuto e completamente irracional no próximo. 
  • Você pode começar a acreditar em pensamentos irracionais que, no fundo, sabe que não podem ser verdadeiros. 
  • Você pode sentir uma sensação de insegurança e estar muito “atento” às ações de seu parceiro. 
  • Você pode sentir que não pode confiar neles – ou começar a se sentir rejeitado e não amado. 
  • Você pode sentir uma necessidade avassaladora de ficar conectado com seu parceiro – querendo saber onde ele está e o que está fazendo o tempo todo.

O ciúme pode ter um efeito venenoso em um relacionamento. O parceiro receptor provavelmente se ressentirá de ter tão pouca confiança depositada nele e pode começar a se sentir sufocado ou controlado. É provável que isso faça com que a tensão e o ressentimento aumentem com o tempo. E o próprio parceiro ciumento também tende a sofrer: a falta de confiança que sentem em relação ao parceiro provavelmente os deixará inseguros e isolados.

Reconhecer o ciúmes

Reconhecer os sentimentos de ciúme pode ser difícil. Pode ser doloroso e até mesmo deixá-lo com vergonha ou constrangimento. Mas ser capaz de dar um passo para trás e entender por que você se sente assim é o primeiro passo para chegar a um acordo com seu ciúme – e trabalhar para resolvê-lo.

Tente tomar consciência de seus sentimentos e começar a pensar no que está fazendo você se sentir assim. Tente verificar se são sentimentos legítimos, considerando a realidade de seu relacionamento atual – ou se são sentimentos não resolvidos de relacionamentos anteriores. Pense se o ciúme está realmente sendo causado por alguma coisa que seu parceiro esteja fazendo, ou se há questões mais profundas em jogo aqui – questões relativas à confiança, compromisso ou comunicação. Compreenda o que são as linguagens do amor e como elas fazem parte do seu casamento.

Encontrar tempo para conversar sobre o que está acontecendo com seu parceiro também é definitivamente um passo na direção certa. Colocar quaisquer dúvidas ou inseguranças à vista permitirá que você as examine de maneira adequada. Tente reservar um pouco de tempo quando você ainda não estiver se sentindo emocionado – e realmente ouça o que cada um tem a dizer. 

Terapia para casal para ciúmes

E se você achar que isso não é suficiente, você pode considerar terapia individual ou mesmo a terapia para casal para ciúmes e infidelidade. Normalmente o melhor é trabalhar ambas ao mesmo tempo. Ser capaz de se comunicar com seu parceiro em um ambiente seguro pode ajudá-lo a resolver quaisquer problemas relacionados ao ciúme – além de quaisquer outros que você acha que pode precisar de ajuda. Isso o ajudará a trabalhar no sentido de reconquistar a confiança de seu parceiro, construindo melhores canais de comunicação e tendo um relacionamento mais feliz e amoroso.

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Terapia para ciúmes

A psicoterapia costuma ser um tratamento eficaz para o ciúme. Uma pessoa que sente ciúme pode se beneficiar de trabalhar com um terapeuta para processar emoções dolorosas e reformular pensamentos negativos e prejudiciais que afetam seu comportamento. Um terapeuta pode apoiar alguém que deseja superar o ciúme, ajudando-o:

  • Diga a diferença entre ciúme normal / produtivo e prejudicial / improdutivo.
  • Desenvolva habilidades de relacionamento e comunicação.
  • Identifique distorções cognitivas que contribuem para sentimentos de ciúme.
  • Aprenda habilidades para regulação emocional.
  • Use a atenção plena para lidar com sentimentos repentinos de ciúme.
  • Foco no autocuidado. Concentrar-se em cuidar de si mesmo e dos próprios relacionamentos pode ajudar as pessoas a se sentirem mais confiantes e menos dependentes, diminuindo a probabilidade de sentir ciúmes.