8 maneiras de se recuperar de uma separação

Uma separação pode derrubar até a pessoa mais confiante e segura do chão. Por um tempo, o mundo inteiro parece estar de cabeça para baixo. Muitas pessoas relatam que se sentem perdidas ou desequilibradas e não têm certeza de onde começar a vida novamente após o rompimento. Se isso soa familiar para você, nós o ajudamos. Abaixo, você encontrará oito maneiras de se recuperar de uma separação num conjunto de oito ações internas e internas que são simples, mas podem ser muito profundas:

Como se recuperar de um divórcio:

  1. Autocuidado
  2. Aceitação
  3. Novo ponto de vista
  4. Desintoxicação
  5. Escrever
  6. Identificar
  7. Conectar
  8. Hobbies

1. Autocuidado

Se você ainda não tem uma boa base de rotinas de autocuidado, agora é o momento perfeito para criá-las. Rompimentos podem nos fazer sentir como se estivéssemos no nosso pior e mais fraco. Ser capaz de cuidar de nós mesmos é uma de nossas ferramentas de recuperação mais poderosas.

Existem seis tipos de autocuidado:

Emocional (que permite que você conecte e processe uma gama completa de emoções) Físico (melhorando sua saúde física) Social (coisas que aprofundam e nutrem seus outros relacionamentos) Mental (estimulando sua mente) Prático (mantendo sua vida diária funcionando, indo para o trabalho) Espiritual (meditação, ioga ou adoração)

Incorporar esses atos de autocuidado ao longo do dia, uma vez a cada poucas horas por 5 ou 10 minutos, pode ajudá-lo a recarregar sua bateria interna e se manter em movimento durante a difícil transição para a recuperação.

Terapia de Casal Online

Na terapia de casal e de família online busca-se identificar onde as interações estão problemáticas e procurar modos de melhorar o relacionamento.

A terapeuta Dolores Bordignon atende em Porto Alegre e pela internet, especialmente pelo Skype e Whatsapp. Tem grande experiência mais de 25 anos de experiência com famílias e casais.


2. Aceite o ‘novo normal’

Quando um relacionamento termina, você pode ficar inseguro sobre coisas que nunca teve antes. Coisas com as quais você se acostumou ou com as quais se sente confortável de repente não são mais um fator. Se você costumava viajar para o trabalho ou para as aulas com um parceiro, agora talvez precise pegar um ônibus. Talvez você costumava deixar suas noites de fim de semana abertas para encontros ou viagens, mas agora está se deparando com muito mais tempo livre do que antes.

Não se preocupe – você poderá tirar o melhor proveito da nova situação em que se encontra com o tempo e uma nova perspectiva. Mas, para fazer isso, primeiro você precisa aceitar totalmente onde pousou. Abrace sua separação e seu novo status de ‘solteiro’. Cair na negação ou em outras distorções cognitivas (como agarrar-se a falsas esperanças) adia o progresso que você poderia estar fazendo. Eu sugiro que olhando no espelho diga isso em voz alta:

Meu relacionamento acabou. Minha vida não acabou.

3. Nova visão

Inicialmente, uma separação parece uma rejeição gigante. Se você for o ‘dumpee’, a separação pode parecer um tapa na cara. Se você for o ‘dumper’, a separação pode despertar sentimentos de perda de tempo e energia. Mesmo que a separação tenha sido mútua, é provável que vocês se sintam desapontados ou ‘desanimados’ por não serem capazes de resolver os problemas que os desafiavam como casal. Mas e se a sua separação não for nenhuma dessas coisas?

Uma visão diferente de sua separação pode fazer você perguntar … …

E se, em vez disso, for uma oportunidade … para você começar de novo? Viajar? Para voltar para a escola? Para redefinir suas preferências de namoro e procurar quem realmente te elogia?

A separação pode ser o catalisador para que você desenvolva uma compreensão e apreciação mais profundas pelas maneiras de fazer qualquer relacionamento durar de maneira saudável. Em vez de se permitir focar no negativo, pratique a gratidão, tanto interna quanto externamente.

Em vez de dizer a seus amigos: “Sinto muito por continuar a mencioná-lo”, diga: “Obrigado por me ouvir”. Quando você quiser pensar: ‘Não posso acreditar que eles fizeram isso comigo’, substitua por ‘Fico feliz por ter me livrado de seu comportamento tóxico / negativo ”. Essa prática é chamada de resignificação e pode mudar sua perspectiva para uma muito mais saudável. Com dedicação e paciência, você começará a ver as coisas sob uma nova luz, sem ter que se lembrar.

4. Desintoxicação das redes sociais

Um dos maiores obstáculos na recuperação de uma separação são as redes sociais. Apesar do que seu primeiro instinto possa lhe dizer, não é uma boa ideia procurar seu ex, seus amigos ou especialmente as pessoas de quem ela ‘gostava’. Você vai querer tirar conclusões precipitadas sobre o que está acontecendo com suas vidas.

Além disso, muito pouco de bom pode vir de um discurso retórico tarde da noite sobre como ‘todas as mulheres são mentirosas’ ou ‘os homens só querem sexo’. Assistir a vídeos com temas semelhantes também pode causar mais problemas para você enquanto está se recuperando. Depois de uma separação, é importante dar a si mesmo tempo e espaço para absorver, processar e curar. Os sites de mídia social são projetados para mantê-lo assistindo e, eventualmente, eles aprenderão a mostrar todo o conteúdo prejudicial em que você clica, mas inibe seu progresso.

Faça uma desintoxicação nas redes sociais. Crie algum espaço entre você e suas contas online por um tempo, a fim de se concentrar e encontrar um pouco de paz após a separação. Se você está preocupado em alarmar seus amigos e entes queridos, envie-lhes uma mensagem rápida com antecedência ou coloque-se no modo ‘off-line’ por um mês, uma semana ou um dia. Por enquanto, não olhe para nenhum dos sites de mídia social que você usou antes do rompimento, especialmente se forem sites em que seu ex tem uma conta.

5. Escreva

Depois de uma separação, é comum acabar com muito tempo livre – especialmente se você iniciou sua desintoxicação nas redes sociais. Provavelmente, você terá muito tempo livre e muitas emoções para processar. O excesso de ambos pode fazer você se sentir louco ou fora de controle – mas registrar em um diário, fazer um blog ou escrever coisas pode ser uma ferramenta que não só ajuda você a desabafar e liberar as emoções que você experimenta de uma forma saudável, mas também permite que você revisite seu pensamentos e emoções mais tarde para apreciá-los com uma perspectiva diferente.

Quando acontecer algo que o desperte, preste atenção. Use perguntas estratégicas e potentes para explorar:

“Como eu queria que isso fosse resolvido? Qual foi o meu papel nesta interação? ”

Não há ‘regras’ sobre o que é permitido e o que não é – você pode dizer o que quiser, sobre quem quiser e pode compartilhar com quantas pessoas quiser.

6. Identifique as lições

Os primeiros dias após um rompimento podem parecer confusos, o que pode nos fazer considerar as coisas excessivamente negativas ou positivas. Assim que as coisas começarem a se estabelecer, você será capaz de começar a refletir sobre suas experiências de uma forma mais objetiva e, ao fazer isso, começará a desenvolver uma compreensão mais abrangente de onde as coisas deram errado.

Lembre-se do que foi dito quando o rompimento aconteceu.

O que você (ou seu ex) culpou pela separação? Houve uma quebra de confiança, comunicação ou honestidade? A culpa foi de uma ou de ambas as partes?

Depois de responder a perguntas como essas, você pode começar a responder a perguntas como:

“O que eu poderia ter feito diferente?” “O que eu mudaria em relação ao meu próximo parceiro?” “Que necessidades minhas estava negligenciando neste relacionamento?” “Fiz tudo o que pude para atender às necessidades do meu ex?”

A reflexão que você fará após a separação pode ser intimidante no início, mas não precisa ser. Cada relacionamento e interação que temos com os outros é uma chance de aprender mais sobre como fazer as coisas melhor da próxima vez.

7. Conecte-se com outras pessoas

Como gastamos muito do nosso tempo em um relacionamento com nosso outro significativo, provavelmente existem alguns relacionamentos aos quais você não conseguiu dedicar muito tempo recentemente. Podem ser familiares, amigos ou colegas, mas todos eles são ótimos canais para você se conectar e interagir com as pessoas de uma maneira confortável. Se você não vê seus pais há algum tempo, pergunte se pode passar aqui para jantar. Se sua irmã está na cidade com os filhos, pergunte se você pode levá-los ao parque e conversar como adultos sobre como vocês estão se saindo. Sua rede de suporte é provavelmente muito mais vasta do que você imagina – use-a a seu favor e comece a trabalhar novamente.

Se você não tem um grande círculo de amigos ou familiares, pode se conectar com outras pessoas em diferentes arenas. Desejando alguma interação humana misturada com um pouco de exercício? Vá ao mercado de um fazendeiro local no fim de semana e converse com alguns vendedores sobre seus produtos. Sentindo que deveria cuidar de si mesmo? Vá a um restaurante ou lanchonete e converse com sua anfitriã. Ouça o que eles dizem para você. Deseja retribuir à sua comunidade? Experimente ser voluntário em uma cozinha de sopa ou em uma despensa de alimentos para dedicar seu tempo aos menos afortunados.

8. Tenha hobbies saudáveis

Algumas das melhores maneiras de complementar o estilo de vida que você deseja construir após o rompimento são hobbies saudáveis ​​e adequados. Isso pode beneficiá-lo de várias maneiras diferentes: dando-lhe uma saída para a criatividade, encorajando-o a estar em forma e ativo, mantendo-se em contato com outras pessoas ou com sua comunidade, mantendo sua mente afiada e até mesmo expondo-o a coisas que você nunca teria considerado tentando antes. Tenha a mente aberta sobre os passatempos que você gostaria de experimentar ou volte para as coisas que você amou antes de seu último relacionamento.

Pintar, cozinhar, fazer crossfit, artesanato, dança, blogar, fazer um podcast, ler, ser voluntário, pescar, fotografar ou desenhar podem ser hobbies gratificantes e significativos. Lembre-se de que o objetivo de desenvolver hobbies saudáveis ​​não é ser o melhor em alguma coisa ou lutar pela perfeição – é se apresentar novamente para o resto do mundo e encontrar as áreas onde você pode prosperar. Se não tiver certeza de como começar, você pode verificar aplicativos como o Groupon para aulas que podem ser oferecidas em sua área.