5 etapas para superar uma separação de acordo com a terapia de relacionamentos

Uma separação é o encerramento de um capítulo e é absolutamente normal lamentar isso. Você não está apenas sofrendo pela perda de um relacionamento romântico, mas também pela perda de tudo o que vem junto com ele. Não é à toa que dói tanto. 

Aqui estão cinco dicas aprovadas por terapeutas sobre como superar uma separação:

Confie nos seus entes queridos

Só porque você perdeu um ente querido em um rompimento, não significa que ainda não tem muitas outras pessoas que o amam. Use essa rede a seu favor. 

O instinto de muitas pessoas é isolar-se quando estão passando por um rompimento, em vez de se apoiar em seu sistema de apoio natural. Embora algum tempo para se permitir chorar e processar sentimentos na solidão também seja uma ferramenta importante para o rompimento, o apoio da comunidade é a ferramenta número um para superar isso.

Você deve conversar com as pessoas por quem se sente mais apoiado e dizer-lhes quais são suas necessidades. Por exemplo, às vezes você pode sentir vontade de abrir seu coração e desabafar sobre o rompimento, e outras vezes você pode apenas querer alguma companhia para ajudá-lo a tirar sua mente do rompimento e ir para algo mais divertido. De qualquer forma, seu sistema de suporte está lá para ajudá-lo em tempos difíceis como estes.

Sinta seus sentimentos

A dor de uma separação não é divertida, mas é importante permitir-se sentir todas as emoções que vêm junto com a separação, a fim de processá-la e, finalmente, crescer a partir dela. 

Ao processar um rompimento, você deseja encontrar o equilíbrio certo entre ficar ocupado e distraído e se permitir ficar para baixo e sentir suas emoções. Algumas coisas que você pode fazer para entrar em contato com suas emoções são:

  • Faça uma lista de reprodução para separar
  • Fale sobre o rompimento com amigos e familiares
  • Diário sobre o que você está sentindo

O diário é uma ótima ferramenta durante separações, e apenas uma prática diária de cinco minutos pode ajudá-lo a purificar suas emoções e entrar em contato com seus sentimentos. Você pode escrever sobre qualquer coisa, mas um estudo de 2015 mostrou que escrever sobre memórias negativas associadas ao seu término pode ajudá-lo a seguir em frente mais rápido.

Se você está tendo ataques de pânico ou não se sente emocionalmente seguro para sentir esses sentimentos por conta própria, convém procurar um conselheiro que possa apoiá-lo em sua jornada.

IMPORTANTE

Embora o processamento de seus sentimentos seja saudável, certifique-se de estar autoconsciente e observe se está tentando ativamente entorpecer suas emoções com álcool ou outras substâncias. É importante ficar de olho no seu consumo para não entorpecer os sentimentos que precisam ser sentidos.

Foco no autocuidado

O autocuidado é a chave para superar uma separação com elegância. O fim do namoro pode causar estragos em sua saúde mental, por isso é fundamental praticar o autocuidado para se manter mentalmente bem. 

Você vai querer se concentrar no autocuidado que seja emocional e prático. Para o autocuidado emocional, você deseja encontrar maneiras de ajudá-lo a lidar com os sentimentos de insegurança emocional, auto-exame e outros sentimentos negativos que possam surgir. 

Como praticar o autocuidado

Alguns exemplos de autocuidado emocional incluem:

  • Meditando
  • Definindo limites emocionais
  • Se expressando
  • Praticando gratidão
  • Praticando autocompaixão

Também é importante focar no autocuidado prático. Certifique-se de que está atendendo às suas necessidades mais básicas, como: 

  • Comendo todas as suas refeições
  • Tomando banho regularmente
  • Aparecendo para o trabalho
  • Evitando isolamento social

Limite o uso de mídia social

Um dos motivos mais comuns para que as separações se arrastem são as redes sociais.

Se você está constantemente nas redes sociais e vê seu ex ou amigos e familiares aparecerem em seu feed, isso vai desencadear você e apenas prolongar o processo de cura. Isso é até mesmo apoiado por pesquisas. Um estudo de 2012 descobriu que acompanhar o Facebook do seu ex resultou em mais angústia e saudade. 

Por esse motivo recomenda parar de seguir as contas de mídia social do seu ex e as contas de quaisquer amigos ou familiares que estejam provocando.

No entanto, mesmo que você não esteja vendo seu ex no feed, as mídias sociais ainda podem contribuir para emoções negativas. Ver fotos de casais felizes, noivados e casamentos pode ser igualmente estimulante para você, porque você será sugado para o jogo da comparação.

Se você acha que a mídia social está piorando sua separação por qualquer motivo, você pode fazer um hiato de 10 dias nas redes sociais para dar um tempo e se concentrar na cura.

Corte a comunicação com seu ex 

Por último, para realmente superar seu rompimento, você precisa cortar os laços com seu ex, pelo menos temporariamente. 

Isso pode significar que, além de parar de seguir nas redes sociais , você também pode precisar excluir o número do seu ex, dependendo do seu autocontrole. É recomendado não falar com seu ex por várias semanas. 

Algumas pessoas querem continuar amigas após uma separação. Embora isso possa ser possível no futuro, cortar todas as comunicações por um longo período de tempo é essencial para permitir que seu coração se recupere e supere a dor profunda que geralmente acompanha o fim de um relacionamento.

Coisas para fazer em vez de entrar em contato com seu ex

  • Faça uma lista dos motivos pelos quais você e seu ex terminaram ou motivos pelos quais vocês não deveriam voltar a ficar juntos – um estudo de 2018 mostrou que rever as qualidades negativas do seu ex pode ajudá-lo a superar o rompimento. 
  • Canalize suas emoções em um projeto criativo.
  • Em vez disso, ligue ou envie uma mensagem de texto para um ente querido.

Busque terapia de relacionamentos

Não podemos adoçar. Rompimentos não são fáceis. É importante ser paciente ao prosseguir com o processo de cura. Você não vai superar uma separação durante a noite. As feridas demoram a cicatrizar e a dor emocional de uma separação não é diferente. Siga essas dicas e, acima de tudo, cuide-se e seja gentil consigo mesmo. Com o tempo, você se sentirá muito melhor, garantido.

A terapia de relacionamentos pode trabalhar com todas as etapas de que envolvem uma relação. Seja se você é solteiro e quer iniciar uma relação ou já teve a sua experiência e quer saber como lidar com isto.

Terapia de Casal Online

Na terapia de casal e de família online busca-se identificar onde as interações estão problemáticas e procurar modos de melhorar o relacionamento.

A terapeuta Dolores Bordignon atende em Porto Alegre e pela internet, especialmente pelo Skype e Whatsapp. Tem grande experiência mais de 25 anos de experiência com famílias e casais.