12 sinais de que seu relacionamento está sendo arruinado pelo vício do telefone do seu parceiro (+ 14 formas de corrigir)

celular relacionamentos selfies

Os telefones são viciantes – FATO!

Eles são projetados dessa forma.

As cores brilhantes na tela e os bipes quando você recebe uma mensagem de texto ou chamada são projetados para dar a você uma dose de dopamina – a droga da felicidade.

Esse mesmo prazer nos leva a buscar comida, exercícios e sexo … e todos nós sabemos como isso pode ser viciante.

Não é de admirar que muitos de nós sejamos obcecados por nossos telefones.

Os aplicativos são projetados para maximizar a recompensa emocional, por isso queremos usá-los cada vez mais.

Um telefone traz muitos benefícios, mas uma grande desvantagem pode ser o efeito que ele tem em nossos relacionamentos interpessoais.

Estar conectado a nossos dispositivos significa que não estamos realmente presentes no momento.

Estamos focados em manter relacionamentos virtuais com as pessoas que não estão na sala, seja por e-mail, Whatsapp ou curtidas no Instagram.

Não damos toda a atenção àqueles com quem estamos fisicamente.

Mesmo que estejamos amando essa pessoa.

Embora você consiga manter o uso do smartphone em um nível saudável, são necessários dois para dançar o tango.

Seu parceiro estar constantemente conectado a um dispositivo pode causar todos os tipos de problemas de relacionamento. Você pode facilmente começar a sentir que eles valorizam a vida virtual mais do que você.

A sensação que você tem quando seu parceiro despreza você pelo telefone, conhecido como ‘phubbing’, é dolorosa, certo?

Terapia de Casal Online

Na terapia de casal e de família online busca-se identificar onde as interações estão problemáticas e procurar modos de melhorar o relacionamento.

A terapeuta Dolores Bordignon atende em Porto Alegre e pela internet, especialmente pelo Skype e Whatsapp. Tem grande experiência mais de 25 anos de experiência com famílias e casais.


12 sinais de alerta que o uso do smartphone se tornou um vício

Se seu parceiro está continuamente colado ao telefone e você acha que isso pode estar afetando seu relacionamento, esses sinais mostram que você realmente tem algo com que se preocupar.

1. Eles ignoram você

Eles ficam tão perdidos em seu mundo virtual quando estão em seus telefones que ficam completamente desligados. Seria de se esperar que eles não estivessem ignorando você conscientemente quando você fala com eles, mas às vezes eles parecem não ouvi-lo.

2. É perceptível

Você não é o único que percebe que seu parceiro parece estar colado ao smartphone. Sua família ou amigos (ou pior, sua família ou amigos) também fizeram comentários sobre isso.

3. Eles estão distraídos

Eles não veem nenhum problema em folhear o Twitter ou Instagram enquanto estão conversando com você ou enquanto pretendem se concentrar em outra coisa ou no trabalho. Eles não parecem perceber que estão fazendo isso. 

4. Eles não se desculpam

Geralmente é visto como cortesia pedir desculpas a alguém se você está conversando com alguém e precisa verificar uma mensagem que chega. Seu parceiro não acha que um pedido de desculpas seja necessário.

5. Eles ficam entediados facilmente

Um efeito colateral de nossa era da tela é que todos somos constantemente estimulados e podemos nos sentir nervosos se não consertarmos o telefone. Eles ficam agitados sempre que não estão checando o telefone.

6. Eles ficam com ansiedade de separação

Eles ficam ao telefone desde o momento em que acordam até a última hora da noite, e se o telefone parar de funcionar ou quebrar de repente, eles ficam desproporcionalmente chateados e nervosos porque vão perder alguma coisa. Isso às vezes é chamado de nomofobia.

7. Eles não conseguem ver o problema

Um problema reconhecido é um problema que está a caminho de ser resolvido, mas devem ser tocados avisos se eles não parecem estar cientes do fato de que estão viciados.

8. Eles ficam estressados ​​com as redes sociais e e-mails

Todo o tempo que passam ao telefone os deixa tudo menos felizes. A mídia social significa que eles passam a vida se comparando aos outros.

Os emails que chegam a qualquer hora do dia significam que estão sempre ligados e no modo de trabalho. O mau humor deles atrapalha o seu tempo de qualidade.

9. Você se sente rejeitado

Se seu parceiro parece estar sempre mais interessado em um dispositivo eletrônico do que em você, é completamente normal se sentir magoado ou rejeitado.

Muitas vezes você se sente desprezado quando eles pegam o telefone quando estão passando um tempo juntos e isso significa que sentimentos de ressentimento começam a borbulhar sob a superfície.

10. Sua vida sexual está sofrendo

Seu parceiro vai para a cama e começa a mexer no telefone, o que significa que não está pensando muito em abraços e proximidade física.

Um número preocupante de pessoas até admitiu checar seus telefones ENQUANTO estão ficando íntimos de um amante, o que é um sinal especialmente preocupante de que seu relacionamento está sofrendo o fardo do vício deles.

11. Eles se refugiam no telefone em momentos difíceis

Sempre que você começa a falar sobre coisas sérias ou há um silêncio constrangedor, eles pegam o telefone como uma espécie de cobertor confortável.

12. É a principal razão pela qual você luta

Se não fosse pelo hábito deles de telefonar, você não pensaria em brigar, mas está sempre tendo discussões relacionadas à tecnologia.


14 soluções práticas para ajudar a lidar com o vício do telefone do seu parceiro

Se você tem notado que seu parceiro é culpado dos comportamentos mencionados acima, não se desespere.

Claro, você não pode ficar completamente frio como faria com álcool ou cigarros, pois você precisa do seu telefone para funcionar no mundo moderno, mas o vício do telefone é tratável se você se dedicar a isso.

Aqui estão algumas maneiras de ajudar a consertar as coisas e colocar seu relacionamento de volta nos trilhos.

1. Divulgue as coisas

Em primeiro lugar, você precisa ser honesto com seu parceiro sobre o vício do telefone. Seja específico sobre o que o incomoda, como você se sente e por que se sente assim.

Você realmente se irrita quando eles estão olhando para o telefone enquanto falam com você, mas você não se incomoda se eles fizerem isso quando vocês estiverem assistindo a algo juntos? Ajude-os a entender o que você faz e a não desrespeitar para que eles possam se esforçar na hora certa.

Use a linguagem “I” em vez da linguagem “você”. A linguagem “eu” ajuda a desarmar suas defesas porque você está falando sobre como se sente, em vez de como eles são um parceiro ruim.

Diga: “Sinto que às vezes minha companhia não é suficiente para você”, em vez de “Parece que você prefere seu telefone a mim!”

Você pode se sentir ignorado, dado como certo, não ouvido, não amado … o que quer que você sinta, diga ao seu parceiro.

Procure posicionar suas solicitações como um desejo de melhorar seu relacionamento. Diga algo como: “Acho que um pouco de tempo de qualidade juntos, onde nos concentramos um no outro ou em uma atividade compartilhada, nos aproximaria como casal e nos tornaria muito mais felizes”.

Não se esqueça de dizer a eles o quanto você se preocupa com eles e que aprecia como eles são ótimos como parceiros de outras maneiras. Mantenha-o positivo e concentre-se em alcançar um lugar melhor do que você está agora.

Se eles perceberem que você tem preocupações genuínas com o relacionamento como resultado de seus hábitos ao telefone, pode ser a motivação de que precisam para fazer mudanças.

2. Pergunte como estão se sentindo

Embora o acréscimo de telefone e o vício em mídia social sejam problemas por si só, eles podem estar mascarando outras preocupações de saúde mental.

Pergunte ao seu parceiro como ele está se sentindo. E pergunte por que eles gostam tanto de usar o telefone.

Você pode obter uma resposta como “Isso me ajuda a relaxar” ou “É minha maneira de relaxar”. Isso pode sugerir que seu parceiro usa o telefone para afastar a mente de algum problema em outra área de sua vida.

Talvez eles não gostem de seu trabalho, mas se sintam impotentes para mudar sua situação, então eles rolam os feeds sociais e assistem a vídeos para escapar desse problema por um tempo.

Talvez sofram de ansiedade e o telefone seja uma das poucas maneiras de acalmar a mente.

Eles sofrem de depressão? O uso excessivo do telefone pode ser a coisa que eles acham mais eficaz para desencadear algum tipo de liberação de dopamina que faz você se sentir bem.

3. Considere a possibilidade de que eles tenham TDAH

Pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) podem sentir-se inquietas ou ter dificuldade de concentração por longos períodos. As conversas podem ser um desafio, assistir a um programa ou filme pode não ser fácil para eles e até mesmo atividades compartilhadas podem não ser estimulantes o suficiente para eles.

Vale a pena fazer com que seu parceiro converse com seu profissional de saúde para obter um diagnóstico adequado para saber se é possível que ele tenha TDAH e simplesmente não saiba.

Se for o caso, apoie-os enquanto recebem tratamento para o problema. E esteja disposto a dar uma folga de vez em quando.

4. Ter horários e zonas livres de tecnologia

Acho que todos podemos concordar que ligar nosso telefone na primeira hora da manhã e mergulhar direto nos e-mails do trabalho não é uma ótima maneira de começar o dia.

Passar rapidamente pelo Facebook à noite enquanto está na cama também não é uma ótima maneira de acabar com isso, pois toda aquela luz forte já provou que atrapalha o sono.

Do ponto de vista do relacionamento, tornar a hora antes de dormir livre de telefones e não permitir dispositivos no quarto pode significar que você terá mais probabilidade de falar e tocar quando estiver entre os lençóis. 

Também é uma boa ideia estabelecer uma regra de que ninguém toque em um dispositivo enquanto você está jantando, por exemplo, para dar a você a chance de ter conversas genuínas.

5. Sugira algumas alterações nas configurações

Sugira a seu parceiro que ele pode ter o hábito de desligar as notificações para tudo, exceto para ligações urgentes, quando você pretende ter um tempo de qualidade com o casal ou com a família.

Se o telefone não estiver vibrando ou emitindo bipes, é mais provável que eles sejam capazes de esquecê-los e focar em estar presentes.

6. Faça disso um jogo

Se você sair para comer ou beber algo com um grupo de amigos, sugira que todos coloquem o telefone no meio da mesa, virado para baixo. A primeira pessoa a abrir o braço e pegar o telefone paga uma rodada de bebidas.

7. Dê o exemplo

Eu não me importaria em apostar que, embora o uso do smartphone do seu parceiro o incomode, você poderia fazer com um pouco menos de tempo de tela.

Deixe claro para o seu parceiro que você está guardando o telefone quando está com ele, para que ele possa ser seu único foco.

Tente reduzir conscientemente o tempo do seu telefone, talvez com o uso de um aplicativo de rastreamento, e diga ao seu parceiro o que você está tentando fazer.

Vê-lo conscientemente tentando fazer mudanças quando já passa menos tempo ao telefone do que eles deve fazer seu parceiro perceber que precisa resolver o problema deles.

Se eles estiverem dispostos, faça-os usar o mesmo aplicativo e compare o uso regularmente. Eles podem ficar chocados ao saber quantas horas passam olhando para o telefone por dia.

8. Reforce seu comportamento positivo com elogios e apreço

É importante que, quando seu parceiro agir da maneira que você gostaria que ele agisse – neste caso, gastando menos tempo olhando para o telefone e mais tempo engajado com você -, você reforce esse comportamento.

Recompensar seu parceiro com elogios e apreço ajuda a vincular esse novo comportamento a sentir-se bem por fazer você se sentir bem. Ao dizer a eles como estão se saindo ou simplesmente agradecendo por dedicarem um tempo para desligar o telefone, você os ensina o que é uma ação desejável.

Isso se opõe a importunar ou punir seu parceiro por algo que não seja desejável.

O reforço positivo faz com que se sintam bem, o que se traduz no desejo de repetir esse comportamento novamente.

É mais provável que o reforço negativo os afaste ou faça com que levantem suas defesas.

9. Seja íntimo

Se recebermos o mesmo estímulo de nossos smartphones que recebemos quando temos contato físico com outros humanos, tentando aumentar o nível de intimidade.

Quer você apenas acaricie mais amorosamente seu parceiro, o abrace mais ou fique mais próximo e pessoal entre os lençóis, mostre a eles que você é uma maneira muito melhor de obter uma dose de dopamina do que a tela do telefone.

10. Pergunte se é realmente um problema de trabalho, não um problema de telefone

Pode parecer que seu parceiro é viciado em telefone. Afinal, eles passam muito tempo nisso quando vocês estão juntos.

Mas o que exatamente eles estão fazendo durante esse tempo? Se eles estão respondendo a e-mails de trabalho, atualizando-se sobre as notícias do setor, participando de comunidades do setor ou gerenciando as contas sociais da empresa para a qual trabalham (ou seu próprio trabalho), eles podem ser workaholic. Seu telefone é simplesmente o meio pelo qual eles mantêm sua conexão para trabalhar o tempo todo.

Ser um workaholic e estar em um relacionamento com um workaholic são problemas diferentes de um vício por telefone independente e exigem uma abordagem totalmente diferente.

11. Pergunte se você pode ser incluído no que eles estão fazendo

Se o seu parceiro estiver olhando para o telefone enquanto está com você, veja se ele está fazendo algo que você também pode fazer. Isto é, supondo que seja algo que você realmente gostaria de fazer.

Eles estão assistindo a vídeos? Pergunte se vocês podem assisti-los juntos em um tablet ou laptop.

A leitura de tópicos engraçados no Reddit? Leia com eles e fale sobre os comentários de outras pessoas.

Eles estão jogando? É um jogo que você também pode jogar? Talvez você possa competir contra eles ou trabalhar juntos, dependendo do jogo.

Enquanto vocês ainda estão nos telefones, pelo menos é algo que vocês estão fazendo juntos. Isso pode ser um trampolim para melhorar a situação em um contexto mais amplo.

Claro, se eles estiverem fazendo coisas que não são do seu interesse, isso não funcionará e você terá que tentar uma abordagem diferente.

12. Trabalhe em suas habilidades de conversação

Pode ser difícil admitir isso para si mesmo, mas parte do problema pode ser que seu parceiro não ache as conversas com você tão interessantes. Eles podem pegar o telefone porque estão um pouco entediados.

Você fala sobre as mesmas coisas o tempo todo? Você reclama dos seus colegas ou dá notícias detalhadas sobre o que seus amigos estão fazendo? É fácil cair nesse padrão depois que vocês estão juntos por um longo tempo e parece que vocês conversaram sobre tudo o que há para falar.

Pense em como você se sentiria se seu parceiro sempre falasse sobre coisas que não eram tão interessantes para você. Você provavelmente não se importa que o amigo deles acabou de comprar um carro novo, certo?

Agora, é claro que você vai querer falar sobre sua vida com seu parceiro, mas isso é a única coisa sobre a qual você fala? Você já perguntou como eles estão ou você domina as conversas? Você tenta se envolver com eles em tópicos mais amplos da vida, do amor e do cosmos? Você pede a opinião deles sobre as notícias atuais?

O vício do telefone do seu parceiro não é culpa sua, mas vale a pena dar uma olhada em como você pode adaptar suas interações para dar-lhes menos motivos para se desligarem.

13. Seja paciente e consistente

Um vício genuíno por telefone não é algo que seu parceiro seja capaz de superar em um instante. Vai levar tempo e esforço para eles reduzirem gradualmente o uso do telefone.

Portanto, você precisará ser paciente com seu parceiro durante esse processo. Espere deslizes. Espere que eles se percam em seus telefones às vezes. Espere que isso te irrite.

Apenas peça que sejam consistentes em seus esforços para resolver o problema. Não pode ser algo que eles experimentam durante um fim de semana e esperam ser curados. Eles terão que se identificar continuamente quando estão usando demais o telefone e continuar encontrando maneiras de se arrastar para longe de tudo o que estão fazendo nele.

De sua parte, você pode ser consistente com seus lembretes quando eles voltarem a ter maus hábitos. Levantar sua infelicidade uma vez a cada poucos meses não os fará acreditar que é um grande problema para você. Você precisa alertá-los sempre que não estiverem ouvindo ou assistindo a vídeos enquanto caminham com você.

Se eles estiverem dispostos a lidar com esse problema, eles não se importarão muito quando você continuar trazendo o assunto à tona, contanto que você faça isso da maneira certa. Uma declaração neutra e concisa pode comunicar seu ponto sem que eles fiquem chateados com isso.

Em outras palavras, diga algo como: “Você se importaria de desligar o telefone enquanto conversamos?” Não permita que suas emoções levem o melhor de você e critique seu parceiro com algo como: “Você não está me ouvindo de novo!”

14. Algumas outras dicas que podem ajudar

Aqui estão algumas outras coisas que você pode tentar desviar a atenção de seu parceiro do telefone:

  • Apenas pare o que você está fazendo até que eles prestem atenção. Pare de falar, pare de andar, pare de comer, pause a TV ou a música. Eles logo notarão e perceberão que não estão focados em você ou no que você está fazendo.
  • Mantenha contato visual enquanto fala com eles. Embora seja natural desviar o olhar ao falar com alguém, isso pode fazer com que seu parceiro verifique o telefone porque eles pensam que você não notará ou que o que está falando não é tão importante. É muito mais difícil para eles se afastarem se você bloquear seu olhar.
  • Envie uma mensagem de texto e peça que desliguem o telefone – eles estão olhando para ele, por isso não poderão evitar sua mensagem.
  • Faça-os assistir O Dilema Social na Netflix para abrir seus olhos para como os desenvolvedores de aplicativos tornam seus aplicativos viciantes de propósito.
  • Use esse tempo para fazer suas próprias coisas. Veja o que você quer assistir. Leia um livro. Faça um hobby que você queira fazer. Não resolve o problema, mas pelo menos você está aproveitando melhor esse tempo.